Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Sinta-se infinito com As Vantagens de Ser Invisível




Quase um ano após assistir ao filme que mudou o modo eu que eu enxergava a minha participação na vida, resolvi dedicar meu tempo de viagem em van e ônibus a leitura da obra original literária de As Vantagens de Ser Invisível, do escritor americano Stephen Chbosky

Por meio de cartas, Charlie nos conta sobre seu cotidiano nos mínimos detalhes da intimidade e ao mesmo tempo com uma grande barreira, pois além das histórias contadas por ele, não sabemos nada mais sobre o garoto de 15 anos, como onde mora ou o seu nome verdadeiro, por exemplo.

Sim, é isso mesmo. Não, não é estranho. Para manter o anonimato, ele usa nomes fictícios para nos apresentar aos personagens que fazem parte de sua vida, incluindo ele mesmo. Porém, todos os fatos são contados de forma acurada.

Logo na primeira carta somos introduzidos ao histórico dele, com o falecimento de seu único e melhor amigo, Michael, suspeito de ter "problemas em casa". Mas afinal, o que são "problemas em casa"? Todos parecem ter problemas maiores que os nossos. Então, ele conta a nós sobre morte de sua tia Helen.


Mais do que apenas uma parente, ela era a pessoa que mais gostava no mundo. Seu falecimento ocorreu quando ele era apenas uma criança, mas é um trauma que carrega até hoje com acompanhamento psicológico. Sente-se culpado pela morte da tia.

Abrindo um parenteses, tem algo a mais no passado desses dois, o que é descoberto por Charlie apenas ao fim do livro. Se você já leu ao livro ou não se importa com spoilers, criei um arquivo a parte para falar sobre isso. Leia aqui.

Agora ele está entrando no ensino médio, o ritmo das coisas estão mudando e ele tenta mudar junto, participando de algum modo e livrar-se desses pensamentos que sempre trazem o choro à tona. Um professor. Uma música. Um veterano. Uma garota. Uma picape. Uma outra música. Um sentimento infinito.



Sam e Patrick sempre estão lá por Charlie, assim como vice-versa. Apesar do garoto ser bem fechado e tímido, os dois meio-irmãos o ajudaram a fazer sua socialização e lutar contra a sua depressão - apesar de, em nenhum momento, dizer com todas as palavras que este é o quadro em que se encontra. 

Para alguns, ele pode ser apenas um garoto bizarro que diz e age esquisitamente, para quem o conhece, sabe que ele é muito especial. Sua sinceridade ou mesmo a falta dela o trazem problemas constantes.

Sexo, drogas, abuso, rock 'n' roll, é uma leitura profunda. Mais profunda que o filme. Não estou dizendo que a versão cinematográfica seja ruim, muito pelo contrário, continuo amando-a, mas é ultra superficial comparado à quantidade de informações dispostas no livro. É extremamente maior, assim como a emoção.

Encerro essa resenha então com a minha recomendação, além de um agradecimento ultra especial pra minha amiga Thalia, a suprema que me emprestou esse livro maravilhoso. Obrigada, monamur! 

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Primeiramente: SOCORRO! Tava preocupada, já que não via notícias no meu feed sobre você, agora já sei porque né moça e3é ♥

    Adorei o layout novo, ficou super clean mas não deixou de ter o seu toque pessoal! Eu achei muito fofo mesmo, to apaixonada ♥uuuu♥ Incluindo claro essa resenha linda. Confesso que sempre fiquei com um pé atrás de assistir o filme, mas depois da resenha que você fez, assim que puder vou assistir ele u.u e vou aproveitar e também sequestrar o livro do meu amigo para ler, até porque também vou ter tempo de ler na van igual você WEE ♥

    YAY, beijos ♥
    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, que estranho! Eu postei todos os dias ultimamente, por que será que não tá aparecendo no feed? Blogspot me odeia, só pode. ; - ;

      Enfim, vamos lá! Eba, fico feliz que tenha gostado do novo layout! Ele é bem simples mesmo, todo branco e lilás, sem muitos detalhes e ao mesmo tempo super fofo, foi amor a primeira vista e não resisti!

      Sobre As Vantagens de Ser Invisível, sequestra o livro e começa a ler sim, se quiser até assista ao filme antes, porque vale muito a pena e você até que vai curtir melhor o livro, relembrando das cenas da versão para cinema e já imaginando os personagens com a aparência dos atores - que são todos muito lindos.

      A história é maravilhosa e vale toda a pena do mundo dedicar um pouquinho de tempo para conhecê-la! ❤

      Beijão!

      Excluir
  2. Adorei este filme, confesso que a tempos não me dedico a ler um bom livro, mas a indicação ajuda.
    O layout ficou lindo, parabéns!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do novo layout! O filme é maravilhoso mesmo, né? O livro também é muito lindo, se você gostou do longa com certeza irá curtir muito a leitura dele!

      Beijos

      Excluir
  3. Eu realmente gostei desse livro, não é nenhum livro de aventuras e cheio de personagens fodasticos, é apenas um livro que fala sobre uma pessoa, uma pessoa muito interessante por final.
    O final realmente me deixou embasbacada, já que eu não tinha visto e ainda não vi o filme, por mais que goste muito do Logan.

    http://exalandopurpurina1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Ele é um livro super realista e de uma leitura super íntima, apesar de Charlie esconder os nomes, ele é muito sincero em relação aos fatos contados por ele, então você o conhece muito bem e consegue sentir todas as dores e amores da história.
      O final é surpreendente, tanto no filme como no livro você fica com uma imensa dor no coração pelo acontecido, dá muita vontade de abraçar ao Charlie.

      Beijos e obrigada pelo seu comentário!

      Excluir

Anúncios 2

Ad Code