18 desenhos e programas da TV Cultura para relembrar a infância


Se, assim como eu, você foi uma dessas crianças que não saiam da frente da televisão por nada e estavam sempre ligadas na TV Cultura, vai se lembrar de pelo menos alguns desses desenhos e programas que passavam no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Para essa lista de dezoito, separei aqueles que mais marcaram meus dias de criança e as altas horas que passava sentada no sofá assistindo-os, assim como deve ter também marcado a de muitos de vocês. Preparem-se para altos momentos de nostalgia!

1. O Pequeno Urso (1995) 

O Pequeno Urso com certeza fazia parte da sua rotina diária. Não sei vocês, mas eu adorava aquele episódio em que ele tentava ir para a lua e confesso já ter cogitado essa possibilidade algumas vezes. Divertido, fofo e com muitos animais, era o tipo de desenho feito para me cativar - e conseguiu com sucesso.

2. Os Camundongos Aventureiros (1997)

E você viajava com Emily e Alexander todas as tardes, era como dar a volta ao mundo sem sair do sofá! Se hoje você gosta de viajar ou sonha em conhecer cada canto deste nosso planeta, pode colocar a culpa nesses camundongos americanos.

3. Os Sete Monstrinhos (2000)

Os monstrinhos mais divertidos e atrapalhados da televisão, sério. Cada um tinha uma personalidade diferente e você se identificava com algum deles, estou certa? Ainda mais com aquela mãezinha tão pequenina que mal aparecia perto dos filhos gigantes. Me divirto até hoje com essa animação! <3

4. Caillou (1997)Caillou
"Eu tenho só quatro anos todo o dia crescendo e xeretando sou Caillou..."
Quando começava, não tinha quem me tirasse da frente da televisão! Com toda a certeza este foi o meu preferido, meus pais me zoam até hoje por eu chamar esse carequinha cativante de "namorado" quando tinha meus quatro anos. Foi o meu primeiro crush dos desenhos, que culpa tenho eu? 

5. As Aventuras de Tintim (1991)
As Aventuras de Tintim

Do fundo do baú: As Aventuras de Tintim! Assistir esse desenho e ajudar o Tintim a desvendar os mistérios era incrível! Até hoje gosto de assistir quando tenho a oportunidade.
PS: Não tem como não amar o Milu!

6. De Onde Vem? (2001)
De Onde Vem?

Esse desenho me ensinou mais do que muitas aulas na escola! “De Onde Vem?” nos ensinou coisas que nenhum adulto tinha vontade de nos contar e sempre tivemos a curiosidade em saber. Daquele jeitinho divertido e com a simpatia da personagem Kika, adquirimos muito conhecimento nos poucos minutos que seus episódios duravam.

7. Charlie e Lola (2005)
Charlie e Lola

Charlie e Lola mostrava os vários dilemas e imaginações que só quem já foi criança um dia entende. Eu gostava de assistir tomando leite cor de rosa (leite com groselha, qual bebo mesmo nos dias de hoje), para combinar com a Lola.

8. Cocoricó (1996)
Cocoricó

O Júlio na gaita e a bicharada no vocal, cantando um rock rural…cocoricó!
Não tem nada mais brasileiro que este seriado de bonecos! Como se esquecer do “Puxa, puxa que puxa!” e dos animais apaixonantes? Lilica e Astolfo eram de longe meus personagens preferidos. 

9. Pinky Dingky Doo (2005)

"Se tenho um problema e não sei o que fazer, eu penso, penso e penso até eu resolver."
Até hoje tento lidar com o fato de nunca ter tido uma caixa de papelão tão grande a ponto de conseguir entrar dentro dela. Pinky sempre brincava com o seu irmão em uma e eu achava isso o máximo - mesmo quando sua cabeça parecia explodir de tão grande que ficava ao pensar.

10. Timothy Vai à Escola (2000)


Não tive aquela fase de não gostar de ir à escola, muito pelo contrário, sempre fui aquela criancinha CDF que gostava de aulas e programas educativos na televisão, esse desenho junta os dois de uma maneira divertida e muito agradável, ensinando sobre a importância da amizade e do respeito - por mais que agora, já bem crescidinha, eu não pareço me lembrar tão bem disso.

11. Doug (1991)
Confesso que não vi tanto desse desenho, mas Doug é tão popular e gostoso de se assistir que vale um espacinho aqui na postagem - que me rendeu a descoberta de que fora produzido pelos menos criadores de Pinki Dinky Doo. Costelinha é o melhor companheiro <3  

12. Rupert (1990)

Como nasci em 1998, não me recordo muito bem dos desenhos do início dos anos 90, assim como Doug e Rupert, mas lembro-me o suficiente para ceder-lhe uma referência por aqui. O mais interessante dos episódios era quando o protagonista quebrava a quarta barreira e se colocava a conversar com os espectadores.

13. Arthur (1996)

Desse eu já me lembro muito bem! Esse desenho me fez querer visitar a biblioteca com mais frequência e a gravar vídeos musicais (o que nunca aconteceu, felizmente). Provavelmente você deve se lembrar da cara de Arthur por um meme que vem rondando as redes sociais recentemente, no qual ele usa um headset na orelha errada, digamos assim.

14. Cyberchase (2002)

Acreditem ou não, esse desenho me ajudou bastante em matemática e garanto que não fui a única. Para quem também estava começando a sua vida escolar na época em que começou a ser exibido (2004), com certeza acabou recebendo aquele empurrãozinho para realizar cálculos básicos que pareciam tão difíceis. 

15. Vila Sésamo (2007)
Vila Sésamo

Vila Sésamo é a versão brasileira de Sesame Street. O principal era o Garibaldo, mas todos os personagens eram incríveis - como o Cookie Monster, que fazia todo mundo morrer de vontade de comer biscoito.

16. Mundo da Lua (1991)
Mundo da Lua

"Alô? Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva & Silva. Falando diretamente do mundo da lua, onde tudo pode acontecer…"
O nosso querido Lucas (Luciano Amaral, amo tanto!) era um menino viciado em video-game (quem aí já quis jogar BLIXTO?) e ia para o “Mundo da Lua” todas as noites. Não vou mentir, de vez em quando ainda me pego assistindo alguns episódios pelo YouTube.
PS: A Rosa é a empregada mais louca de todos os tempos, adoro essa mulher!

17. Rá-Tim-Bum! (1990)
Rá-Tim-Bum!

Nada melhor para representar o programa Rá-Tim-Bum do que o famoso “senta que lá vem a história” que é falado até hoje! Que saudades, gente. Esse com certeza marcou a nossa geração, mas, cá entre nós, eu tinha medo do professor Tibúrcio.
"Pétala de rosa. orvalho matutino, pulo de formiga, Rá-Tim-Bum!"

18. Castelo Rá-Tim-Bum (1994)
Castelo Rá-Tim-Bum

E pra fechar com chave de ouro, Castelo Rá-Tim-Bum! Confesso que eu queria ser amiga deles e poder entrar no castelo também, haha. O Pedro foi o meu amor de infância - e confesso que ainda acompanho os trabalhos do Luciano Amaral por aí.

São tantos quadros legais que fica difícil escolher só um, mas garanto que você já aprendeu MUITA coisa com “Porque Sim Não É Resposta” e até achou matemática divertida com os dedos de “Dedolândia” ou aprendeu um pouco de história com a tia Morgana e a gralha Adelaide. Também sei que você já tentou imitar a risada do Mau e adorava quando o Godofredo aparecia! Enfim, tinha tanta coisa boa nesse programa, que até deu vontade de assistir de novo!

E graças à TV Cultura, tive uma infância maravilhosa da qual sinto muito orgulho (e nostalgia) em relembrar! 

Veja também

14 comentários

  1. Ahhh Faz isso não!!! Eu amo Castelo Ra tim Bu!, Cocorico... ai meu coração, tão boas lembranças, os desenhos eu admito que eu não vi todos, mas lembro que via Cailou esperando os que vinham depois, tinha um também da menina do prédio eu não lembro bem... De onde vem nossa adorava mas era tão difícil de conseguir ver, eram tantos programas bons, pura nostalgia.
    Jardim de Sereia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Castelo Ra Tim Bum era meu preferido, amo tanto que estou pensando em fazer uma postagem só sobre ele. ❤
      OS desenhos da TV Cultura eram incríveis, uma pena que a programação desse canal esteja tão mudada, mas se você der sorte alguns desses ainda passam. É muita nostalgia!

      Beijos ❤

      Excluir
  2. Eu gostava muito “ os camundongos aventureiros”. Cheguei assistir cocoricó e gostava também. Estes dias estava lembrando do Doug eu gostava muitooo... Castelo Rá-Tum- Bum er ao melhor dos melhores da minha infância.
    Ótima semana

    Kissu
    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desenho era muito legal, né? Era um dos meus preferidos, mas nada supera o meu Castelo Rá-Tim-Bum, com certeza o melhor programa de toda a televisão brasileira e da minha infância. ❤

      Ótima semana para você também, Ca!
      Beijos~ ❤

      Excluir
  3. Nostalgia pura meu Deus <3 Castelo ra-tim-bum, cyberchase, Ra-tim-bum <3 que vontade de assistir todos agora! Lembrei da Bruxonilda também, amo!
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses eram os melhores desenhos, ai, que saudades!
      Bruxa Onilda passava na TV Futura, por isso deixei de fora, mas vou fazer um post sobre desenhos de outras emissoras também!

      Beijos e feliz ano novo. <3

      Excluir
  4. Ai que saudade! Corri pra procurar no youtube e mostrar a minha filha <3 E o catalendas, amava assistir as histórias da Dona Preguiça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem que mostrar para as crianças de hoje em dia o quanto a nossa infância foi boa! Vou confessar que eu tinha um pouco de medo de Catalendas, hahahaha.

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Passa um desenho de um garoto chamado Ramos
    Ele foipara uma excursão onde tudo era gigante
    Como se chamava aquele desenho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, infelizmente eu não conheço esse, tentei pesquisar para te ajudar mas não encontrei. Desculpe-me. :(

      Excluir
  6. Meu, que artigo sensacional, parabéns. Ajudou com certeza a lembrar dá infância e de momentos bons que passamos​. Agora um desafio, me ajuda nesse,teve um desenho que passou nos anos 2000 que era de dois personagens não humanos que eram lançados pra outros planetas, pareciam que eram lançados de uma cama, eles não tinham falas se não me engano.

    ResponderExcluir
  7. As Aventuras de Babar, Escola de Monstros, Os amigos da Miss Spider....Nossa que nostalgia, eu amo esses desenhos ♥

    ResponderExcluir