Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Twice e o sucesso sem fim


O grupo feminino da JYP realizou seu debut em outubro de 2015, após longa seleção pelo reality show Sixteen, que já garantiu certa fama ao grupo. Em dezembro do mesmo ano, lá estava eu comentando sobre o sucesso do Twice com apenas dois meses de debut, que em tão pouco tempo conquistaram 20 milhões de visualizações com "Like Ooh-Ahh" e conseguiram adentrar a lista de dez grupos femininos que mais venderam em 2015.

A fama das meninas, entretanto, não para de crescer. Agora, com um ano de existência, o grupo continua a quebrar recordes como se isso não fosse nada para elas. Nesse dia 11 de novembro, exatamente 388 dias após o lançamento de seu primeiro MV, atingiram a marca de 100 milhões de visualizações tornando-se o primeiro grupo de K-POP a atingir a marca com um vídeo de estreia. 

"Cheer Up", lançado em 25 de abril, levou apenas 58 dias para atingir a marca de 50 milhões de visualizações, tornando-se o vídeo de um grupo de K-POP a conseguir a marca mais rápido. Em seu lançamento, a música dominou todos os charts por muito tempo, alcançando três Perfect All-Kill e deixando muitos grupos no chinelo.

A música tornou-se viral na Coreia pelo aegyo "shy shy shy", qual foi reproduzido por diversos artistas que acabou ajudando a tornar o Cheer Up (e consequentemente o Twice) ainda mais popular. No dia 16 de novembro, ultrapassou as 100 milhões de visualizações, apenas cinco dias após o primeiro MV do grupo atingir a mesma marca.


Recentemente, Twice realizou mais um comeback com a música "TT", que não ficou para trás na lista de conquistas do grupo. Em menos de dois dias, o vídeo foi reproduzido 10 milhões de vezes, passando inclusive "Blood Sweat & Tears", do BTS, com uma diferença de apenas meia hora. No primeiro dia, alcançou 5.9 milhões de visualizações. 

As vendas não ficam para trás. De acordo com os charts do Hanteo, o álbum "TWICEcoaster: Lane 1" tornou-se o mais vendido em um único dia entre os grupos femininos, vendendo mais de 34 mil cópias em 24 horas. O recorde anterior estava com o álbum "The Boys", de Girls' Generation, com 26,500 cópias vendidas em apenas um dia. 

Comparando com as vendas anteriores do grupo, comprova-se o sucesso ascendente do Twice. Seu primeiro álbum, The Story Begins, vendeu apenas 708 cópias no mesmo tempo, enquanto Page Two conseguiu 9,470 cópias vendidas. Não contentes, a música "TT" ainda leva o recorde de maior duração como Perfect Al-Kill em 2016, ficando no topo de todos os charts coreanos por 71 horas consecutivas. 

Para a equipe de administradores do TWICE BR, primeira e maior fanbase nacional dedicada ao grupo, é uma honra poder quebrar o recorde de vendas de um grupo com uma bagagem e reconhecimento tão grande como o Girls' Generation.  

"Eu, no fundo, sentia que elas iriam fazer muito sucesso, mas não pensei que fosse tanto em tão pouco tempo", comenta a administradora Vanessa, de 22 anos.


Ela aponta o sucesso do Twice como uma esperança para a era dos grupos femininos, deixando de lado as intrigas entre grupos e enaltecendo o apoio entre fandoms. "Acredito que elas, assim como o SNSD, estão quebrando barreiras para os girlgroups da Coreia venderem bem como os grupos masculinos fazem", continua.

Já os editores da KoreaIN Magazine, popular revista nacional sobre K-POP, acreditam que o sucesso dos girlgroups variam entre os grupo e o fandom, mas não é a primeira vez que tais portas são abertas. "O Twice veio de uma agência grande, teve um reality pré debut que foi sucesso e o conceito diferenciado, tudo isso somou. La na Coreia, elas são conhecidas mesmo entre pessoas que não curtem idols e isso é um grande sinal da popularidade delas. Os recordes do Twice são algo mais pontual, mas se surgirem grupos com uma soma de fatores como elas, serão capazes de conseguir também.", comentam.

E como todo grupo depende de uma boa fanbase para seguir em frente, os ONCEs dão orgulho ao grupo em um belo trabalho de harmonia e união. As fãs entrevistadas, Luana e Audrey, comentam que todos os fãs brasileiros que conhecem são pessoas amorosas que tornam o fandom incrível e estão sempre dispostos a ajudarem um ao outro - além de ajudaram ao grupo.

KoreaIN ainda destaca que a importância de um fandom misto faz a diferença para o sucesso do Twice. "O principal mesmo é fãs mulheres. Mulheres costumam ser fiéis aos idols e gastar muito tempo e dinheiro comprando e se dedicando ao artista. Os homens gostam, mas sempre acabam mudando para grupos mais novos conforme o tempo vai passando. Isso é um diferencial na batalha de girlgroups", acentuam.


Até onde vai o sucesso do Twice? Aparentemente, vai longe. 180 fãs foram questionados sobre o futuro do Twice, e a maioria esmagadora (81% dos entrevistados) acredita que o grupo tem chances de se tornar o novo "girlgroup da nação". 10% é extremamente otimista e diz que o grupo já pode ser considerado, enquanto apenas 8% nega qualquer possibilidade. Ainda há 1% que afirma que o grupo ainda corre o risco de floppar.

É importante ressaltar, ainda, que o título de girlgroup da nação é exclusivo ao Girls' Generation e intransferível, mas que novos títulos podem ser criados dados ao Twice para reconhecê-las por seu talento e sucesso. A comparação é apenas referente a uma equabilidade/proporcionalidade as conquistas entre os dois grupos, que inevitavelmente são comparados desde a formação de nove integrantes ao impacto imenso na indústria musical.

A pesquisa foi realizada pelo Twitter e pelo grupo no facebook Twice Brasil. Confira o gráfico.



"Mesmo que ainda deva artisticamente e seja cedo para tecer algo definitivo acerca da qualidade das meninas, a atenção midiática e popular que elas recebem é desproporcional aos atos surgidos após SNSD e 2NE1, os últimos grandes fenômenos entre girlgroups", comenta o fã e blogueiro Carlos, do Delírios da Madrugada.

A KoreaIN Magazine confirma, afirmando que o grupo é promissor, mas só o futuro pode nos dizer o que será dele. "A JYP tem um histórico de ótimas girlbands que fazem sucesso no início, mas que têm problemas de gerenciamento durante a carreira (vide Wonder Girls e Miss A). O TWICE tem muito potencial, mas ao mesmo tempo, elas têm algumas outras concorrentes como GFRIEND e BlackPink principalmente, além do SNSD que continua firme e forte".

Sem causar discórdia com as gerações passadas do K-POP, Carlos continua: "O Twice não tem como competir com o SNSD. Não falo de qualidade, e sim pela época de surgimento. É uma continuidade do movimento que foi possibilitada por gerações anteriores. O Twice dá segmento a algo que sempre existirá - e até deve, para sobrevivência do gênero", deixando clara a rotação de grandes destaques.

Independente do futuro, já é certo que o Twice entrou para a história do gênero. "O sucesso do shyshyshy pode até ser comparado com o Omona! da SoHee em Tell Me, essas coisas sempre são lembradas até por quem não é fã. Elas já bateram recordes de views, inclusive do BTS. Isso é maravilhoso para uma girlband! Acredito que elas serão capazes de ganhar muita coisa ainda. Se levarem o MAMA esse ano com um segundo single lançado, será incrível também", acrescenta a KoreaIN.


Em 2015, o grupo foi indicado para o MAMA 2015 como "melhor novo artista feminino" e levou o prêmio para casa. Esse ano, concorrem nas categorias "artista do ano", "canção do ano", "melhor grupo feminino" e "melhor performance de dança". As expectativas para a premiação são as melhores possíveis, a equipe do TWICE BR espera que o grupo volte com pelo menos um prêmio.

Os fãs também estão otimistas. Luana, de 22 anos, acredita no potencial das meninas para levarem pelo menos dois prêmios, apontando a febre do "shy shy shy" como um dos motivadores para que o grupo saia vitorioso. Entretanto, ainda admira o esforço dos grupos concorrentes e ficará feliz com a vitória deles, como Red Velvet e BLACKPINK, que também esperam ser premiados no grande dia.

Assim, nos resta apenas esperar para ver o que pode acontecer com o grupo. Apesar de inúmeras conquistas e de todo o apoio dos fãs, a liderança no mercado musical coreano é muito disputada e qualquer deslize já pode significar uma queda. Com a fama do grupo em ascensão constante, conta-se com sua gravadora e com os ONCEs para manterem o Twice no auge e não deixar o tempo ser um inimigo para elas. Se tudo correr como espera-se, o grupo cantará ainda mais vitórias em um futuro nada distante.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu acredito que o Twice possa sim se tornar o grupo da nação, já que são meninas muito talentosas com MVs bem produzidos, mas talvez ainda demore um pouco. Mesmo assim as Onces devem se manter positivas e determinadas, e o principal, apoiar muito o grupo! Eu particularmente gosto bastante, mas já vi muitas pessoas falando mal do vocal e do fandom. Então realmente, apenas o futuro dirá o tamanho do sucesso dessas meninas, mas eu acho muito difícil elas floparem!
    Ah, outra coisa! O lightstick delas é muito bonitinho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito, Carol. Na verdade, vejo como algo que não está tanto na mão delas, mas sim da concorrência (e da administração do grupo). Os ONCEs estão contado com as futuras vitórias do Twice, e isso já é incrível.
      As pessoas falam muito mal do vocal do grupo, isso é um fato, mas não vejo porquê tanto. De qualquer modo, concordo com você, acredito que elas não irão floppar.
      O lighstick delas é lindo!

      Beijos~

      Excluir
  2. Eu gosto bastante de Twice e acho legal o sucesso delas, mas ainda falta uma musica realmente boa para o sucesso ser merecido. Vamos ser sinceros TT e Ceer Up são musicas legais, mas bem fracas para terem o sucesso q tiveram. Vamos comparar com Nobody,Roly Poly,I Am the Best, Mr. e Gee, todas essas musicas sitadas são musicas ótimas, grudentas ao mesmo tempo tem coreografias boas e bem elaboradas, ou seja foi todo um pacote positivo que acarretou para o sucesso das mesmas. já os singles do Twice deixam a desejar em questão de qualidade musical e vocal, falta também uma coreografia marcante. Mesmo elas sendo lindas e carismáticas, só essas qualidades não são suficiente para nomear um grupo a novo grupo da nação. E tem também essa questão do agenciamento, sabemos bem q a JYP é ótima gerenciadora no começo da carreira, mas depois eles simplesmente deixam o grupo de lado, Wonder Girls é um bom exemplo disso, elas eram concorrentes diretas de Girls Generation mas por causa de vacilos e perdas de integrantes ficaram três anos em hiato e perderam o espaço q só começaram a ganhar novamente agora em 2016 e por esforço próprio, porque se dependesse do JYP elas estavam na geladeira desde o ano passado. O que eu quero dizer com tudo isso é q Twice ainda é um grupo muito novo, com uma fanbase muito jovem. elas tem q tomar cuidado com a imagem e com possíveis escândalos q o grupo possa ter futuramente. O escândalo politico q elas tiveram por conta de Tzuyu praticamente enterrou a carreira do grupo na China. Elas tem que tomar muito para não cair nessas situações novamente porque um escândalo (sendo ele o mais ridículo ou idiota) pode enterrar a carreira de uma girl band em um piscar de olhos, sabemos que Coreia é bem imparcial quando se trada de grupos femininos (T ara é a prova viva, o escândalo veio no auge da carreira delas e hoje em dia a Coreia ignora elas, que vivem basicamente da fanbase gigantesca que tem fora da Coreia). Eu torço para que o Twice cresça artisticamente porque não dá para levar a serio um grupo que vive puramente de visuais sem um musica realmente boa e marcante para chamar de sua. Dito tudo isso Parabéns Twice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente discordo que o Twice não tenha lançado uma música a altura ainda, Cheer Up, ao menos aos meus critérios, é tão decisiva quanto essas que você citou dos grupos mais antigos, inclusive pelo alcance público da mesma. Entretanto, concordo que (pelo pouco tempo de existência do grupo) ainda falte o "pacote completo" para não ser considerado um grupo de uma música só. Elas tem potencial, apenas é cedo demais para discutir sobre isso.

      Quanto à questão vocal, nem todos os grupos iniciam com uma qualidade plausível, a maioria amadurece com o passar dos tempos e o próprio Girls' Generation é um exemplo disso. Twice não é ótimo, mas também não é ruim; elas precisam de mais prática e de músicas que valorizem melhor seus tons, o que não foi apresentado ainda.

      Sobre o gerenciamento, acredito que esse seja o ponto que o Twice mais peca na concorrência para o título de girlgroup da nação, visto os tombos de Wonder Girls, Miss A e mesmo dos grupos masculinos. Todos já chegaram tão perto do sucesso, mas caíram pela péssima administração da JYP. De GOT7 para cá parece que a coisa tem melhorado, mas se eles não cuidarem do grupo que tem, BLACKPINK e G-FRIEND pode passar a perna fácil.

      Como você disse, fãs são pouco tolerantes quanto à escândalos, principalmente os asiáticos. Mais uma vez, é função da JYP tomar conta das meninas e, caso algo aconteça, resolver da melhor maneira possível ou elas podem se tornar o novo T-ARA.

      Mas, salvo comentários negativos, Twice ainda é um ótimo concorrente, né? Eu acredito que sim.

      Obrigada pelo seu comentário e desculpe-me pela demora em respondê-lo. Tenha um ótimo final de semana!

      Excluir

Anúncios 2

Ad Code