Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Moana e o selo Disney de qualidade


Moana: Um Mar de Aventuras é a mais nova animação da Disney - e mais um filme de extrema qualidade. Lançado em novembro de 2016 no EUA, mas chegando apenas em 5 de janeiro no Brasil, a produção conta a história de Moana, uma jovem que veleja através do oceano para restaurar a vitalidade de sua ilha que sofre com a falta de alimentos.

Os primeiros momentos da animação contextualiza o público ao apresentar uma lenda que conta sobre como Maui, o semi-deus, trouxe desordem à natureza das ilhas após roubar o coração de Te Fiti, a mãe-terra, que começa a morrer e drenar a vida de todas as ilhas próximas. Moana ouviu essa história ainda pequena, por sua avó, e cresceu como uma verdadeira sonhadora que ansiava ultrapassar os limites do recife e conhecer o além, mas era limitada por seu pai, que a criava para governar a ilha um dia.

Por seu povo, a jovem aceita seu destino e, por muitos anos, faz a vontade de seu pai. Entretanto, já crescida, percebe que a ilha começa a perder sua vida com cocos doentes e os rios sem peixes. A garota, que acredita ser a escolhida para trazer harmonia de volta à Oceania, parte em missão a fim de encontrar Maui e devolver o coração a Te Fiti e a aventura finalmente começa. 


O longa é mais uma produção com o selo Disney de qualidade, recusa comentários extensos sobre isso pois já é óbvio de se imaginar. Seguindo a linha das anti-princesas, o filme animado passa próximo de ser um "Frozen na praia" pelo poder e independência da protagonista, que exclui totalmente relações amorosas e foca apenas no bem de seu povo e na busca por um ideal, mas nós sabemos que é bem mais que isso.

Foi necessária toda uma pesquisa aprofundada sobre a cultura dessa região. Maui é um personagem real desse folclore, assim como muito do que foi dito sobre si no filme. A equipe de produção realizou uma viagem de três semanas às ilhas para aprender seus costumes e passados, conversando cara a cara com a população, pescadores e navegantes. 

Em questões de tecnologia, essa animação foi um desafio para seus produtores. Passada principalmente no mar, animar os cabelos compridos, encaracolados e molhados da jovem Moana não foi nada fácil, segundo Shurer à Agência Efe. Todo o empenho é notável ao longo do filme, seja nos pequenos detalhes do cenário reproduzido ou no movimentar dos cabelos da protagonista, cada efeito tem o seu valor reconhecido.

A trilha sonora ficou sob os cuidados especiais de Lin-Manuel Miranda, Opetaia Foa'i e Mark Mancina. A faixa principal, How Far I'll Go, foi interpretada em sua versão original pela cantora Alessia Cara, que cada vez mais se destaca no cenário musical por sua autenticidade. Você pode conferir a faixa cantada em 24 idiomas diferentes no vídeo abaixo.



Além das músicas oficiais do filme, a própria Disney ainda criou playlists no Spotify com músicas que se encaixam com a personalidade de cada um dos personagens do filme. O resultado ficou super bacana e você pode conferir clicando aqui. Qual lista combina mais com o seu gosto musical?

Além da bela garota que leva o papel principal e de Maui, o semi-deus mais apaixonado por si do que qualquer coisa no mundo, outros companheiros cativam o público. Pua, o porquinho, e o galinho Hei Hei ficam a cargo de trazer o humor às cenas, enquanto Gramma Tala, avó de Moana, é quem traz o maravilhoso e a comoção.

Vamos com calma: mesmo tocante, Moana não é daquelas típicas animações que te fazem chorar. Não deixa de ser emocionante, mas quem comanda é a adrenalina, as descobertas, o poder próprio da personagem e suas empolgantes aventuras em alto mar.

Por fim, o filme é uma boa oportunidade de conhecer mais sobre a mitologia de povos distintos e confirmar mais uma vez a qualidade que as animações da Disney possuem, ainda mais em sua nova fase representativa e empoderadora, que deixa todos os clichês presos no século passado e ataca com histórias cada vez mais fantásticas.


Difícil é não sair satisfeito da sessão. 


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito lindo, tenho certeza que você não irá se decepcionar com o resultado, foi realmente uma produção de qualidade e que vale a pena conferir. ♥
      Eu amo princesas, sou dessas "fanático-românticas" que adoram histórias a espera de um príncipe encantado e todas essas besteiras de romance, mas não vou mentir: eu também AMO protagonistas femininas fortes e independentes.
      Primeira? Essa precisa estudar melhor Disney, hein? AUHAUAHU

      Beijos!

      Excluir
  2. Parece muito bom, me deixou com vontade de ver! Adorei o termo "Frozen na praia" haha e pelos vídeos que você colocou a animação do cabelo está realmente incrível! A música também parece bem inspiradora como as músicas da Disney costumam ser. Bjs!

    Blog Meu Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frozen na praia é muito bom ahuahuha
      Realmente, a animação do cabelo dela ficou muito boa. Valeu a pena todo o esforço que colocaram para produzir os efeitos. A trilha sonora, como você disse, tem totalmente esse espírito Disney de sonho e esperança. <3

      Beijos!

      Excluir

Anúncios 2

Ad Code