Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Himono Onna - O que é uma “Mulher Peixe Seco”?


O Japão é muito criativo na hora de criar expressões idiomáticas, o que acaba sendo um problema para os tradutores de plantão. Um desses termos interessantes é o "Himono Onna" (干物女), que pode ser traduzido ao pé da letra como "Mulher Peixe Seco", mas não, não é usado para descrever uma mulher que come muito bacalhau.

O termo é usado para categorizar uma mulher jovem, geralmente por volta dos vinte ou trinta anos, que abriu mão de relacionamentos amorosos e vive de forma peculiar quando está sozinha, com uma imagem pessoal diferente da que costuma mostrar em público. De acordo com um artigo da Wikipédia, em tradução livre, suas principais características incluem:

- Demorar para responder mensagens e responder de forma bastante curta, pois não pode ser incomodada. 
- Comer fast food em pé na cozinha.
- Não usar maquiagem nos dias de folga.
- Não se depilar devidamente durante o inverno. 
- Se esqueceu algo em casa, é capaz de entrar em sua moradia com seus sapatos ainda nos pés e andar de joelhos só por preguiça de tirá-los (vale lembrar que, no Japão, você deve tira seus sapatos antes de entrar em casa, seja na sua própria ou de qualquer outra pessoa).
- Ir ao esteticista/salão de beleza no máximo uma vez a cada semestre.
- Não ver problemas em ir a um izakaya (PUBs japoneses) sozinha.
- Não perceber quando alguém está apaixonado por ela.

Uma Himono Onna normalmente não pretende ter filhos no futuro, gasta seu dinheiro consigo mesma e evita eventos sociais, especialmente encontros. Após um dia de trabalho, a preferência dessas mulheres é por ir diretamente para casa, em vez de sair com amigos para beber, por exemplo: ela prefere beber sozinha, em sua casa. 

O motivo dessas mulheres terem um termo para descrevê-las é cultural: embora a sociedade esteja mudando, no Japão ainda é incomum solteiras na casa dos 30 e, as que são, muitas vezes acabam se tornando vítimas de falatório e pressão. Embora o termo possa soar um pouco machista, as Himono Onna são exemplos de mulheres independentes que vão contra os padrões femininos de seu país majoritariamente sexista. Inclusive, o termo foi abraçado por essas mulheres, orgulhosas de serem quem são.


No entretenimento, as Himono Onna são abordadas em mangás, animes e dramas. Como exemplo, Hotaru no Hikari, que traz uma protagonista peixe seco que, na rua, é uma mulher séria, mas dentro de casa coloca seu rosto sincero, roupas confortáveis, prende seu cabelo em um coque samurai e desfruta de uma lata de cerveja sozinha, arrotando e coçando seu traseiro sem vergonha.

O popular Himouto! Umaru-Chan também apresenta uma Himono Onna com a protagonista Umaru que, ainda que seja uma adolescente, oculta sua real personalidade do convívio social e dá preferencia a seus jogos, refrigerantes e mangás a relacionamentos amorosos, ao contrário de suas amigas de mesma idade que já começam a viver os primeiros amores da juventude.

Ainda que raras, as peixes secos japonesas estão se multiplicando conforme mais mulheres passam a se concentrar na construção de suas carreiras profissionais em vez de focar em relacionamentos amorosos, aumentando a "idade limite para casamento" que costumava ser por volta dos 20 anos. A estimativa é que, em poucos anos, seja considerado normal casar-se mais tarde ou, até mesmo, permanecer solteira sem ser julgada por isso.

E você, é uma Himono Onna ou conhece alguém que se encaixe nestas características? 

Fonte: Japan Today

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code