Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Calendar: volume final de mangá brasileiro está em campanha no Catarse


Calendar, mangá nacional escrito e ilustrado por Lígia Zanella, está atualmente em campanha de financiamento coletivo no Catarse para o lançamento de seu terceiro e último volume. Para este livro, a história de Suzan, uma moça que teve de encarar mudanças em sua vida pacata após ser demitida, encontrará seu desfecho com a ajuda de novas pessoas que a ajudaram a enxergar por outros ângulos.

Ilustradora e quadrinista, Lígia conheceu os quadrinhos ainda quando criança ao ler Turma da Mônica, envolvendo-se com maior intensidade aos doze anos quando teve seu primeiro contato com os mangás por meio do 11º volume de Sakura Cards Captors. Bastou isso para que a autora, ainda criança, começasse a escrever e desenhas suas próprias histórias, mesmo que ainda não as terminasse - e que, segundo ela, até hoje guarda alguns destes rascunhos em um baú.


Foi em 2009 que Lígia começou a se lançar pela internet como forma de se forçar a terminar uma de suas obras, o mangá shoujo autoral Go! Go! Go! Felicity, e de profissionalizar seu hobbie. Conquistou um público na Internet, tornando suas obras visíveis e abertas a críticas e sugestões, muitas delas construtivas que foram aderidas a seus projetos. Sua meta foi alcançada e, em 2016, Go! Go! Go! Felicity foi encerrado após 7 volumes.

Calendar foi lançado em 2015 inicialmente como um protótipo de apenas um capítulo em um evento, como um teste realizado pela autora para ver se a obra teria a aceitação do público. Com as respostas positivas, o primeiro volume veio no ano seguinte em edição definitiva, também financiado pelo Catarse.

O segundo volume chegou, também pelo Catarse, em 2018 e, agora, é a vez de nos despedirmos de Suzan e dos demais personagens conforme a trilogia se encerra em 2019. Ao encerrar esse projeto, a autora afirma, em entrevista ao Elfo Livre, estar se sentindo "como uma mãe que está deixando seus filhos seguirem a vida, como se estivessem casando".


Lígia também tem outras obras publicadas: Em 2017, lançou Melissa em Ellipsia com o escritor G. Profeta e o sketchbook Lígia Zanella pela Editora Criativo. No ano passado, o livro infantil O Reino dos Vagalumes Sem Luz acompanhou o lançamento do segundo volume de Calendar e, no mesmo ano, também foi lançado o livro ilustrado Ellipsia Além de Melissa, um spin-off baseado no mesmo universo da obra de 2017 com a participação de diversos autores.

Outro projeto com Lígia também está em financiamento no Catarse: a obra Shoujo Bomb, já apresentada no Elfo Livre, conta com uma história dela, A Joia Mágica, sobre a jornada do guerreiro Vivi Cobalto, que precisa superar o grande desafio da Torre do Dragão e conquistar sua joia mágica para se tornar um guerreiro pleno.

Quanto a trabalhar com outras artistas em Shoujo Bomb, Lígia comenta: "Está sendo uma experiência maravilhosa! Estou aprendendo muito com elas e está sendo muito divertido fazer parte disso por ser um tema que eu gosto, e eu tive muita liberdade pra poder criar minha obra".


A autora também comenta sobre a experiência de ter lançado tantas obras por meio do Catarse, ferramenta de financiamento coletivo que tem possibilitado a publicação de diversos quadrinistas independentes pelo Brasil: "É um processo de aprendizado e muito esforço. Eu cresci muito fazendo Catarse, tanto como ilustradora quanto como divulgadora do meu trabalho".

No momento, Lígia revela estar envolvida em pelo menos mais três títulos: uma nova obra com o Profeta, uma com outro escritor e um infantil seu, todo em aquarela. "Também estou com planos pra retornar ao online em 2020", comenta.

O projeto final de Calendar estará disponível no Catarse até o dia 02 de abril de 2019 e, até lá, você pode apoiar com valores de R$20 a R$55. Além de ajudar a obra a ser publicada, o seu investimento neste lançamento pode te trazer diversas recompensas que vão desde o volume impresso do volume 3 ou da trilogia completa e outros brindes como marcadores, imãs, adesivos, postais, bottons, pôsteres e pins, tudo com frete incluso!


Clique acima para ser redirecionado

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code