23 de Abril - Dia Mundial do Livro: as origens e comemorações da data

by - abril 23, 2019


Nesta terça-feira, 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida em 1995 pela UNESCO em homenagem ao nascimento e morte de autores que desenvolveram funções importantes para a história da literatura, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov.

Na Catalunha, antes mesmo da decisão da UNESCO, já havia a tradição de no dia 23 de abril, conhecido também como o dia de São Jorge, dar uma rosa a quem comprar um livro. Rumores indicam que essa tradição possa ter influenciado a escolha da data e, hoje, a troca de flores por livros já está sendo praticada em outros países na data.

A celebração do Dia Mundial do Livro visa reforçar a valorização e importância da literatura para a população mundial, incentivando a leitura ao conscientizar pessoas sobre seus prazeres e contribuições para o desenvolvimento humano. Poucos sabem, entretanto, que o nome completo da data Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, reforçando na data a luta pelos direitos autorais e do reconhecimento de escritores e escritoras ao redor do mundo. 

O mês de abril é, ainda, considerado como o mês internacional da literatura. No dia 2 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, nascido nesta data em 1805, que tornou-se essencial para o desenvolvimento da categoria como autor de contos populares como O Patinho Feio.

No Brasil, ainda, o dia 18 do mesmo mês é tido como o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em respeito a obra de Monteiro Lobato, um dos mais importantes autores do cenário infantil brasileiro conhecido principalmente pelo universo de O Sítio do Pica-pau Amarelo, embora controverso.

São diversas as atividades possíveis para a comemoração do Dia Mundial do Livro: em meio ao ambiente digital, o dia tem sido marcado pelo domínio de hashtags como #DiaMundialDoLivro e #DiaDoLivro, utilizadas por leitores, autores e editoras para promover a leitura. Encontros literários, doações de livros e propostas de incentivo a leitura também são promovidos no dia. Editoras e livrarias aproveitam a data, ainda, para realizar promoções e sorteios que são muito bem recebidos pelo público. 


Como você comemora o Dia Mundial do Livro?

Veja também:

1 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu queria ter comemorado o dia comprando um livro, mas não foi dessa vez.. hahahaha...

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir