Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Tentando entender Side Effects, do Stray Kids | Teorias


Foi lançada nesta quarta-feira (19) o MV de Side Effects, faixa de comeback do Stray Kids que deixou o fandom inteiro com a pulga atrás da orelha tentando entender qual o significado por trás desse clipe. Nesse post, reunimos algumas das principais teorias para juntar as peças e ver se faz sentido.


Antes de mais nada, vamos conferir a tradução da música

Eu confiei em mim e me joguei
Mas por que estou sendo influenciado
Eu confiei em mim e me joguei
Mas por que estou apenas me machucando?

Saiam todos vocês do meu caminho (na verdade eu estou)
Eu estou certo (assustado)
Esperem e vejam (eu posso fazer isso?)
Estou com medo de não manter essas palavras

Por que eu continuo mudando?
Meu interior e exterior estão mudando
Estou sendo colorido agora

Minha cabeça dói
Minha cabeça dói
Minha cabeça dói

Eu confiei em mim e me joguei
Mas por que estou sendo influenciado
Eu confiei em mim e me joguei
Mas por que estou apenas me machucando?

Espere um segundo, isso é estranho, minha visão está embaçada
Por que não acaba? Eu continuo ouvindo ruídos perturbadores
Mesmo aqui, eu me mantive
Acreditando em ganhar tudo com a minha vontade de lutar
E agora mal posso suportar
Talvez doa mais porque achei que seria fácil

Eu não vou mudar, sempre yeah
Eu costumava gritar isso, mas por que eu
De acordo com o meu entorno
Inumerosamente continuo sendo mudado?

Dependendo de todo mundo me dá nos nervos
Por que minha reação muda?
Eu costumava ir para o groove apenas quando eu gostava
Mas agora estou seguindo outras pessoas
O meu gosto vai mudar também?

Minha cabeça dói
Minha cabeça dói
Minha cabeça dói

Eu engulo pílulas chamado confiança sem fundamento
(gulp gulp)
Talvez eu tenha tomado tantas, agora estou me sentindo mais preocupado do que confiante
(brr brr brr brr)
Tudo está sendo alterado, de 1 a 10
(Mais e mais)
Os efeitos colaterais chutando contra a minha vontade
Não, não, não, não!

Espere um segundo, isso é estranho, minha visão está embaçada
Por que não acaba? Eu continuo ouvindo ruídos perturbadores
Mesmo aqui, eu me mantive
Acreditando em ganhar tudo com a minha vontade de lutar
E agora mal posso suportar
Talvez doa mais porque achei que seria fácil

Minha cabeça dói
Minha cabeça dói
Minha cabeça dói
Minha cabeça dói

Pela letra, dá a entender que os meninos estão passando por um processo de mudanças, muito provavelmente relacionado a puberdade ou a transição da adolescência pra vida adulta, dada a idade dos integrantes, e que eles não estão sabendo lidar com isso, com medo de quem eles irão se transformar, preocupados e com dor de cabeça.  


No teaser, os meninos acabaram de chegar a um novo lugar. Hyunjin é o único que toca na árvore amarela quando estão a caminho do Yellow Hood. Neste momento, a tela fica amarela e distorcida, dando a entender que algo não está certo.

Ainda no teaser há um bilhete, uma passagem de ônibus, com destino ao "Novo Mundo", somente ida. Uma fã do Twitter, @IFdragon_4419, também notou a placa do ônibus, AD 2540, que é citado no livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, como o ano em que a narrativa é ambientada.


O livro narra uma sociedade utópica onde doenças e problemas não existem, mas que também não há emoção, transformando-se então em uma distopia, uma ilusão, algo que só parece ser bom, mas que é ruim. Assim como esse Novo Mundo para o qual o Stray Kids está indo.

O MV começa com os meninos sorridentes, brincando entre si, mas o Hyunjin não parece estar tão animado quanto os demais, já sofrendo dos efeitos colaterais do encontro com a árvore. Tem duas luas no céu, como se duas realidades tivessem se encontrado e Hyunjin fosse o único capaz de sentir a diferença, isso o assusta.


No carro, ele fica bravo com o Felix, que está brincando e se divertindo normalmente. Quando eles são forçados a parar porque há uma barreira no caminho, Seungmin aproveita para tirar algumas fotos de recordação, mas Hyunjin não gosta da ideia e parte pra cima, quebrando a câmera do amigo.  Esse é o início de uma briga maior ainda, pois eles começam a se empurrar e precisam ser separados pelos demais. Eles resolvem dar continuidade a viagem, ignorando as placas de aviso, mas o clima da viagem está arruinado. Para piorar, um pneu fura e eles são obrigados a pararem mais uma vez.

Um ônibus misterioso aparece e, nesse momento, o clipe se divide em duas vertentes baseado nas escolhas: eles podem subir no ônibus e seguir viagem ou fugir. Subir no ônibus, entretanto, terá um grande efeito colateral: é visto que apenas oito integrantes estão presentes. Se eles tomarem essa escolha, algo ruim aconteceria com Han, que está ausente.

Os garotos optam por sair correndo pela mata e finalizar sua viagem a pé. Não sabemos se a outra escolha será exibida em algum vídeo futuro dos garotos, mas seria interessante.

Mesmo após essa escolha, algo não parece certo. Chan está claramente irritado, gritando por algum motivo, mas nenhum deles parece assustado. Eles correm com determinação. Seguindo essa teoria de que eles escolheram esse caminho para permanecerem unidos, como nove, a irritação de Chan pode ser em relação a si mesmo, como líder, sentindo-se falho pelas crises que o grupo tem enfrentado nessa jornada difícil.


Na cena pós-créditos, Hyunjin está deitado no chão, sozinho, e os demais integrantes vão até ele, ajudando-o a se levantar em um ato que demonstra que ele foi perdoado por suas ações anteriores.  Chan, o líder, é o primeiro a confortá-lo. Han é o último a aparecer, reforçando a ideia de que Han ainda pode estar em perigo, mesmo tendo evitado o ônibus.

Mas qual o motivo de tudo isso? Por que Hyunjin estava agindo daquele jeito? Há duas teorias para isso:

A primeira é que, ao tocar na árvore, Hyunjin foi intoxicado com algum tipo de substância que o deixou agressivo, ansioso, e o efeito foi se amenizando conforme o dia. A segunda teoria, e mais provável, é de que ao tocar na árvore ele tenha recebido um "sinal" de que algo ruim está próximo a acontecer e tentou avisar os demais, mas foi ignorado e seguiu a viagem a contra gosto.


Essa teoria se fortalece com a própria letra da música quando, logo no início, Felix canta com confiança e Hyunjin faz uma segunda voz, como se fosse a consciência tentando convencer a Felix e aos demais integrantes de que as coisas a seguir podem não ser tão boas quanto eles esperam. Hyunjin está com medo, como ele mesmo afirma em sua linha no começo da música.

Assim, nesta teoria, Hyunjin não estaria bravo com ninguém, mas sim preocupado com os integrantes e com medo dos efeitos colaterais que suas atitudes possam trazer a todo o grupo. Aos poucos os demais integrantes também vão se conscientizando de que algo não está certo, como Chan gritando ou Han observando pela janela com olhares esperançosos ao ver uma cidade onde, talvez, eles possam ser felizes juntos.


A cena final mostra uma chave perdida em um pequeno rio ou poça, deixada para trás pelos integrantes. Esse pode ser o conector para um futuro clipe onde teremos a continuação da história e, mais uma vez, Han parece ser o alvo: se repararmos, o colar utilizado por Han tem um cadeado. Sem a chave, ele permanecerá preso, trancado. Onde? Ainda não sabemos.

E a letra da música?

As mudanças apresentadas no clipe, em relação a letra, podem não ser só em relação a sua transição de idade, como já comentado, mas de mudanças que eles ainda não estão prontos para enfrentarem como um grupo, tais como a perda de um integrante ou brigas que abalem a harmonia do Stray Kids. Isso os preocupa e os deixa com dor de cabeça.


Tudo isso, entretanto, são apenas teorias e muita coisa ainda segue sem resposta. O que sabemos com certeza é que os MVs do Stray Kids estão conectados a uma linha temporal na qual os meninos, a cada vídeo, se aventuram em novos lugares, mas também se colocam em novos perigos.

As respostas devem começar a surgir em breve, visto que Side Effects deixou uma grande margem para ser continuado e, quem sabe, tirar essa interrogação enorme que está sondando os Stay. Só esperamos que a história não prejudique nenhum integrante e que eles continuem juntos para sempre.

Teoria de apoio:

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Woah! eu amei a teoria sz

    Iluminou minhas ideias kk eu não consigo pegar esses detalhes

    Você tem também a teoria dos mvs anteriores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário! <3

      Infelizmente não, aqui no blog só tem a teoria desse MV mesmo, desculpa. :(

      Excluir
  2. Cara essa chave tbm aparece no MV chronosaurus,isso me deixou bem intrigada

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code