Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Livro K-POP NOW! resume a história do fenômeno mundial com propriedade


Lançado no mercado brasileiro em 2017 pela editora Astral Cultural, uma das maiores investidoras do cenário k-popper no país, a obra K-Pop Now!: Tudo Sobre os Idols que Você já Ama escrita pelo jornalista Mark James Russell é uma das melhores para quem quer entender melhor o que há por trás de todo o sucesso dos grupos musicais sul-coreanos — e de toda a Onda Hallyu que o acompanha.

Seguindo uma espécie de linha cronológica, o livro começa apresentando os primórdios do K-Pop, com o seu surgimento ainda na década de 90, influências, incentivos e obstáculos, tanto dentro da Coreia do Sul quanto em sua aceitação mundial, mas sem deixar de lado o sucesso obtido pelos artistas, desde a primeira geração do gênero até os nomes mais recentes, que bombam em todo o mundo. 


O livro de apenas 112 páginas consegue reunir um número considerável de informações ao apostar na variedade de artistas: enquanto muitos artigos hoje em dia creditam o sucesso do K-pop somente a grupos como BTS e BLACKPINK ou ignoram tudo o que rolou no pré-Gangnam Style, K-Pop NOW! ganha pontos por expor as primeiras conquistas no exterior, com nomes com Rain, Wonder Girls e BoA provando que a abertura internacional do estilo vem de muito antes. 

Passadas as descrições gerais sobre a chegada e desenvolvimento do K-Pop, grande parte do livro é focada em biografar a trajetória dos maiores artistas do gênero musical, misturando artistas da primeira à terceira geração sem desmerecer a importância que cada qual teve em seu momento. Mesmo com o foco positivista, não deixa de lado escândalos de grupos como Big Bang, T-ARA e do solista Jay Park, que inegavelmente fazem parte de suas trajetórias.


O último capítulo da obra, por sua vez, seleciona alguns nomes que podem crescer muito pela frente e se tornarem "o futuro do K-Pop", com citações a Oh My Girl, A.C.E, Lee Hi e mais. Considerando que o livro é de 2017, muita coisa mudou desde então, com alguns já despontando no mercado enquanto outros se desenvolvem mais lentamente.

É difícil para uma obra impressa acompanhar a rapidez em que as cenas mudam na música sul-coreana, mas K-Pop NOW! faz o possível. E o diferencial da obra ser tão boa está em seu autor, Mark James Russell, que mora na Coreia do Sul desde 1996 e acompanhou de perto o nascimento e crescimento do K-Pop, além de estudar a política, sociedade e economia sul-coreana.


Na tradução brasileira, por Luiza Marcondes, acrescenta-se ainda informações sobre alguns artistas e grupos que já tiveram passagem marcada pelo Brasil, a exemplo de KARD e B.A.P, o que é interessante e muito bem-vindo para a obra, mas o aportuguesamento de termos como "monster rookies" para "rookies monstros" pode causar certa estranheza nos fãs, que já estão acostumados com as versões em inglês. 

Tirando um errinho ou outro, como a data de debut do Big Bang ou a formação atual do Girls' Generation, K-Pop Now! é uma excelente leitura para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os bastidores de toda essa febre mundial — cujas chamas prometem durar por ainda muitos anos. 

Disponível em edição física ou digital pela Amazon. Clique acima! 

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code