Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Hwasa (MAMAMOO) quebra barreiras em nova parceria com Dua Lipa, Physical


Dua Lipa, cantora britânica que já havia colaborado com o grupo feminino de k-pop BLACKPINK, realiza uma nova parceria para seu novo álbum de estúdio, Future Nostalgia, agora com a cantora Hwasa, integrante do quarteto MAMAMOO.

Em 31 de janeiro a popular cantora já havia lançado o clipe oficial para Physical, faixa de seu novo álbum, e nos últimos dias fãs vieram a descobrir que um remix da canção seria lançado em breve, desta vez contando com a participação de Hwasa, e o lançamento ocorreu nesta madrugada de quarta-feira, 18 de março.

Ouça a nova versão de Physical logo abaixo:


Hwasa, que já sofreu muito hate no cenário sul-coreano por sua aparência não se encaixar nos padrões do país, hoje é uma das mais renomadas artistas locais, alcançando inclusive o primeiro lugar nas reputações de marca, além de seu solo, Twit, ter dado à diva as melhores colocações nos principais charts coreanos.  

Após colaborar com importantes artistas nacionais como Woogie, Suran e Loco, Hwasa lança sua primeira colaboração internacional. O que por si só já seria considerada uma grande quebra de barreiras para a cantora, torna-se ainda maior quando suas partes na música são cantadas em coreano, seu idioma nativo.


Muitas parcerias internacionais levam os artistas do cenário do k-pop a cantarem em inglês, principalmente, e colocar o idioma coreano em uma canção inglesa é um grande sinal de valorização e honra às suas origens mesmo ao explorar outros mercados — afinal, se Hwasa é coreana, por que ela precisaria cantar em inglês? 

Uma boa parceria entre artistas de culturas diferentes se valida em sua representatividade, e cada intérprete cantando em seu idioma de origem permite um verdadeiro entrelaçar cultural a nível linguístico, e Dua Lipa tem sido incrível ao possibilitar essa visibilidade em suas parcerias ao relembrar como as meninas do BLACKPINK puderam honrar o idioma coreano em Kiss and Make Up, também lançada para o mercado britânico.


Hwasa e Dua Lipa já haviam se unido em dezembro de 2019 para uma apresentação no MAMA, uma das mais importantes premiações musicais da Ásia. À época, Hwasa abriu a performance da cantora britânica com um cover de New Rules, popular faixa da artista, com direito à coreografia e toda a presença de palco que já é marca registrada da integrante mais nova do MAMAMOO, símbolo da força feminina na Coreia do Sul.

Enquanto isso, a administração do grupo MAMAMOO também tem dado um verdadeiro exemplo de valorização de suas artistas, oferecendo trabalhos icônicos para o quarteto, como as recentes Gogobebe HIP, mas também deixando-as brilharem e entregarem seus estilos individuais em solos.


Hwasa mostrou toda sua força e ousadia em Twit, que não se submete ao romantismo cego das canções para narrar a história de uma mulher que está cansada de se sentir sufocada por um relacionamento no qual recebe mais do que consegue dar, achando o namorado da eu-lírico um tolo por se submeter a isso. Leia mais sobre a faixa aqui.

Já Moonbyul, a mais recente integrante a lançar um solo, Eclipse, pôde exibir características musicais ainda pouco utilizadas por mulheres do cenário do k-pop, comumente taxadas como "conceitos masculinos", estereótipo que a rapper está ajudando a desconstruir ao ser ela mesma, uma mulher forte que não se importa com os padrões de gênero. Vale a pena conferir o hino:


Enquanto isso, o álbum Future Nostalgia é esperado para chegar às lojas em 3 de abril. Não há previsão de comeback para o MAMAMOO, mas Hwasa é esperada para receber um novo mini-álbum em breve, sem mais informações divulgadas até o momento por sua empresa, RBW Entertainment. 

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code