Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Boys Over Flowers: clássico coreano está de volta à Netflix, conheça


Ame ou odeie, Boys Over Flowers (꽃보다 남자) é um dos maiores clássicos da dramaturgia sul-coreana, e sua temporada completa acaba de retornar para o catálogo da Netlfix Brasil. Os 25 episódios estão disponíveis com legenda em português, e não contam com a opção de áudio dublado

Também conhecido no Brasil pelo título traduzido de Meninos Antes de Flores, o drama foi originalmente exibido entre janeiro e março de 2009 na televisão coreana pela emissora KBS2.

O roteiro de Yoon Jiryeon (Operation Proposal) é inspirado no mangá shoujo japonês Hana Yori Dango, de Yoko Kamio, que por sua vez rendeu diversas adaptações, como filmes, animes e novelas de diversos países, incluindo o dorama japonês Hana Yori Dango (2005) e o remake chinês Meteor Garden (2018), dentre outras versões.

Enredo

Na edição coreana conta-se a história de Jandi, uma garota humilde que acaba de receber uma bolsa de estudos na Escola Shinhwa, um dos colégios mais renomados do país. Entretanto, estudar com a elite coreana lhe trará grandes problemas, principalmente após enfrentar as atitudes grosseiras de Gu Junpyo. O rapaz é líder do F4, grupo formado pelos quatro estudantes das famílias mais influentes do país, conhecido também por sua beleza e insolência


Apesar de ser um integrante do F4, Yoon Jihoo é mais calmo e de personalidade reservada, escondendo um lado romântico que começará a desenvolver sentimentos por Jandi, colocando-o em uma disputa romântica com seu amigo Junpyo que, apesar de perseguir a garota, também se apaixona por ela. Qual será o casal vencedor deste triângulo amoroso?

Elenco Principal

  • Ku Hyesun é Geum Jandi, aluna bolsista de coração puro e grande determinação;
  • Lee Minho é Go Junpyo, líder mesquinho do F4 e herdeiro do conglomerado Shinhwa;
  • Kim Hyunjoong é Yoon Jihoo, romântico neto do ex-presidente da Coreia do Sul;
  • Kim Bum é So Yijung, mulherengo cuja família é dona do maior museu de arte do país;
  • Kim Joon é Song Woobin, herdeiro de uma grande empresa de construção ligada à máfia.

Este foi o primeiro drama de destaque de Lee Minho, rendendo ao astro o Prêmio de Melhor Ator no 45th Baeksang Arts Awards, uma das mais importantes premiações do país. 

Kim Joon é integrante da banda sul-coreana T-Max, que canta a trilha sonora oficial do drama, Paradise. Kim Hyunjoong também é músico e fez parte do grupo SS501, que deu voz aos dois temas de encerramento: Because I'm Stupid e Making a Lover

Impacto na Onda Hallyu

Com altos índices de audiência e resposta positiva do público, Boys Over Flowers não só venceu o Prêmio de Melhor Drama no 2009 Seoul Drama Awards como deu início a um reinado que duraria muitos anos, impactando toda a Hallyu, como é denominada a cultura pop sul-coreana. 

Na Coreia do Sul, o drama abalou principalmente a moda masculina: o conceito de Flower Boy, que designa homens bonitos e que se preocupam com a aparência, se popularizou entre os homens sul-coreanos: os rapazes do país adotaram a metrossexualidade e passaram a usar mais cosméticos e maquiagem.


A vestimentas também foram afetadas, com peças formais, floridas, em tons pastel e até o "visual marinheiro" caindo cada vez mais no gosto dos homens coreanos, seguindo a tendência adotada pelos astros dentro e fora do drama.

O sucesso de Boys Over Flowers também foi internacional, aumentando a relevância dos k-dramas em todo o mundo conforme cada vez mais pessoas se interessavam em conferir este tão comentado.

Relatórios da Enews revelam diversas fontes filipinas que apontam a influência de Boys Over Flowers e de Lee Minho para o desenvolvimento do interesse do país pela cultura coreana: "Aprendemos sobre o idioma, comida, moda e cultura coreanos através dos dramas de Lee Minho", comenta um entrevistado anônimo.

Controvérsias recentes 

Boys Over Flower ainda é muito popular, conquistando ainda mais fãs a cada ano graças a forte presença das plataformas de streaming, como a Netflix, que têm permitido a acessibilidade dos dramas coreanos até mesmo a pessoas que nunca ouviram falar sobre as novelas asiáticas. 

Entretanto, hoje a crítica quanto ao enredo é mais mista, tornando o drama controverso entre os fãs — os dorameiros, como são chamados no Brasil.


O avanço do movimento feminista nas redes sociais trouxe novos debates a Meninos Antes de Flores e outros dramas populares da época: o sexismo. Personagens masculinos com atitudes agressivas antes eram visto como um clichê romântico, mas hoje já não são aceitos em grande escala pela comunidade.

Neste sentido o drama até que começa bem, com Jandi se mostrando determinada e cheia de atitudes contra Junpyo, mas não demora muito e a personagem acaba caindo na trama da "donzela indefesa" que se apaixona pelo seu agressor. Motivo, aliás, que fez muita gente shippar a personagem com Jihoo.

Dramas mais recentes, como Miss Hammurabi e Search: WWW lutam contra essa problemática, trazendo personagens femininas cada vez mais fortes e independentes. Há também histórias como Para Sempre Camélia e Because This is My First Time, que mostram como é possível fazer bom romance com protagonistas femininas que desempenham sua autonomia e masculinos que renunciam ao clichê do "bad boy".


Em meio as controvérsias, entretanto, ainda existem fãs que defendem a importância e qualidade de BOF, focando no aspecto datado do drama. Boys Over Flowers é um drama antigo e, portanto, ainda passível desses erros comportamentais que, de certo modo, também refletem o machismo presente na sociedade: a mídia reproduz a realidade.

Neste quesito, hoje em dia é um drama que exige consciência crítica: gosto pessoal existe, mas a criticidade deve estar presente tanto para perceber as existentes falhas no roteiro e caráter de seus personagens, como para, apesar delas, não negar sua importância histórica como um dos frutos mais influentes do início da expansão mundial da Hallyu.


Pode ter seus erros e acertos, mas as contradições entre o público atual não podem negar que Boys Over Flowers é um dos grandes clássicos da Coreia do Sul.

Ainda não assistiu? Aproveite: Boys Over Flowers está disponível na Netflix.

 Fonte: KDrama Stars

Postar um comentário

40 Comentários

  1. Acabei de conhecer o seu blog. Estava justamente procurando alguém falando do retorno do drama ao canal de streaming, Netflix. Gostei demais da sua escrita, limpa, detalhista e centrada! Com certeza serei recorrente aqui no blog.
    Obs: impressionada como sua descrição pessoal aqui no blog é semelhante a minha própria. Sempre bom conhecer outra corvinal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Line! Fico muito feliz que tenha gostado, seja bem-vinda e saiba que será sempre um prazer ler seus comentários! Aguardo seu retorno.

      Corvinal sempre! Infelizmente nossa casa parece não ter tantos membros quanto as outras, né? Raramente conheço alguém da Corvinal, bom saber que não estou sozinha aqui no blog HAUHAUAHUAH

      Até mais!

      Excluir
    2. Euuu preciso de SEGUNDaaaaa temooradaaaa já assitir esse dorama 4 vezes,masss seiii q nunca vai vim outra temporada

      Excluir
    3. Infelizmente nunca vai ter mesmo :( mas existem várias versões diferentes, já viu? Ajuda a matar saudade e a variar um pouco hahaha

      Excluir
    4. eu ainda tenho esperança de ter uma 2° temporada, nunca devemos perder as esperanças dorameiras:) e também a maioria dos personagens já concluiram seu regime militar, acho que devemos pedir uma 2° temporada o final merece uma continuação!

      Excluir
    5. Verdade, estou assistindo com minha filha,amei,queria muito a segunda temporafa

      Excluir
  2. Olha eu comecei amando o dorama,porém deixou muito a desejar...pois o casal principal passa muitos capítulos separados,quase não interagem um com o outro tipo namorados msm..já o dorama Jardim de meteoros foi incrível do início ao fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardim de Meteoros nunca tive vontade de ver, peguei spoiler de uma cena que não me agradou nem um pouco. Mas Boys Over Flowers é bem legalzinho, pelo menos o começo. Já viu Hana Yori Dango?

      Excluir
    2. Sério que nunca quis ver Jardim de Meteoros. Você iria pirar de tão fofo que é!

      Excluir
    3. Verdade. Prefiro Jardim de meteoros do que essa outra versão.

      Excluir
  3. Eu no início estava amando o dorama,mais depois comecei a achar MT chato pois o casal principal passou muito tempo separados,e quando finalmente estavam juntos era a mesma coisa que longe,pois foi só drama romance mesmo teve nada...
    Sou eternamente apaixonada por Jardim de meteoros,pois a história teve mais desenvolvimento...mais alegria mais emoção e muito mais carisma por parte dos atores..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu problema com Boys Over Flowers é que acho o casal principal um saco hahaha preferia muito mais a Jandi com o Jihoo, mas fazer o que né?

      Excluir
  4. Como faço pra assistir a segunda temporada boys over flowers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não existe :(
      Mas você pode assistir outras versões, como Meteor Garden (tem na Netflix_ e Hana Yori Dango. Essa última eu vi há muitos anos, não sei onde encontrar hoje.

      Excluir
    2. Estou apaixonada pelo Lee mim ro depois que assisti o boys over flores. É uma história bem emocionante entre o querer e o poder.

      Excluir
    3. Ficarás mais apaixonada ainda se assistires 'os herdeiros'. Aqui sim Lee Min-ho é encantador.

      Excluir
  5. Eu AMO Jardim de Meteoros! Mas vou assistir BOF por curiosidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim! Sempre bom conferir para a gente tirar as próprias opiniões. É um drama bem controverso.

      Excluir
    2. Eu amei Jardim de meteoros.
      Já achei outra série com o Dylan. Entre razão e emoção na Netflix . Ele está maravilhoso.

      Excluir
  6. Boys Over Flowers é um clássico inegável e mesmo com os problemas que o enredo apresenta tenho um carinho muito grande por ele, afinal foi o início do sucesso do meu ator coreano preferido, Lee Min Ho. Estou vendo novamente pela netflix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou assistindo The King e resolvi dar uma segunda chance para BOF agora que entrou na Netflix, e vendo lado a lado é inegável o amadurecimento do Lee Minho como ator, como ele cresceu e evoluiu!

      Excluir
    2. eu tbm amo muito ele. vc não acha que deveria ter uma 2° temporada? eu quero muitooooo

      Excluir
  7. vai ter a segunda temporada de Boys over flower? pois tem o gostinho de quero mais a continuidade das historias do casal o que se dar a seguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não vai! Esse já é um drama bem antigo.
      Mas você pode conferir outras versões, como Hana Yori Dango (japonesa) e Meteor Garden (chinesa). A segunda tem na Netflix.

      Excluir
  8. Acabei de assistir (Bof) e amei, muito melhor que jardim de meteoro que comecei odiando o mocinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardim se meteoros é lindo demais...bem melhor q boys of flowers...nao gostei do final deste último.. sem contar as emoções qbjardim de meteoros transmite...é lindo demais

      Excluir
  9. Amei boys over flowers mais faltou o casamento do casal e a convivência deles depois de casados. Sera que continuaram brigando kkkk

    ResponderExcluir
  10. Faltou tudo em Boys of flowers...emocao, sentimentos...jardim de meteoros trás tudo isso e muito mais...chorei a maior parte do tempo e teve o final esperado por todoss o

    ResponderExcluir
  11. Quero a 2 temporada por favor!Amei o Lee Min ho,

    ResponderExcluir
  12. Boys over flowers! Não da vontade de parar de assistir. Excelente !

    ResponderExcluir
  13. Muito bom e envolvente o enredo, refletir sôbre... e sim, seria ótimo ter a segunda temporada, vou aguardar muito... estou amando as séries coreanas, o respeito pelos pais, a cultura que não conhecia e me facina os temas mudicais, as vozes suaves e orquestradas... cansada de só ver sensualidade de mulheres por aqui...

    ResponderExcluir
  14. Eu amei meninos antes de flores,já assisti não sei qts vezes,gostaria de que tivesse continuação,gostaria de ver eles mais o futuro rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Uma pena que vai sair da Netflix, no dia primeiro de maio! uma das minhas séries favoritas! 😢😞😔

    ResponderExcluir
  16. Saiu do Netflix ontem, estava revendo e ficou indisponível meia noite. Existe algum outro lugar pra assistir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem no Viki, dá pra ver de graça. Está com o nome Garotos Em Vez de Flores.

      Excluir
  17. Amo esse dorama desde de Hana Yori Dango ate o F4 Thailand , assistir todos , mas esse e o meu preferido ja assistir 15 vezes kkkkk , amei o seu texto :)

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code