Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

18 desenhos e programas da TV Cultura para relembrar a infância


Se, assim como eu, você foi uma dessas crianças que não saiam da frente da televisão por nada e estavam sempre ligadas na TV Cultura, vai se lembrar de pelo menos alguns desses desenhos e programas que passavam no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Para essa lista de dezoito, separei aqueles que mais marcaram meus dias de criança e as altas horas que passava sentada no sofá assistindo-os, assim como deve ter também marcado a de muitos de vocês. Preparem-se para altos momentos de nostalgia!


1. O Pequeno Urso (1995) 

O Pequeno Urso com certeza fazia parte da sua rotina diária. Não sei vocês, mas eu adorava aquele episódio em que ele tentava ir para a lua e confesso já ter cogitado essa possibilidade algumas vezes. Divertido, fofo e com muitos animais, era o tipo de desenho feito para me cativar - e conseguiu com sucesso.

2. Os Camundongos Aventureiros (1997)

E você viajava com Emily e Alexander todas as tardes, era como dar a volta ao mundo sem sair do sofá! Se hoje você gosta de viajar ou sonha em conhecer cada canto deste nosso planeta, pode colocar a culpa nesses camundongos americanos.

3. Os Sete Monstrinhos (2000)

Os monstrinhos mais divertidos e atrapalhados da televisão, sério. Cada um tinha uma personalidade diferente e você se identificava com algum deles, estou certa? Ainda mais com aquela mãezinha tão pequenina que mal aparecia perto dos filhos gigantes. Me divirto até hoje com essa animação! <3

4. Caillou (1997)Caillou
"Eu tenho só quatro anos todo o dia crescendo e xeretando sou Caillou..."
Quando começava, não tinha quem me tirasse da frente da televisão! Com toda a certeza este foi o meu preferido, meus pais me zoam até hoje por eu chamar esse carequinha cativante de "namorado" quando tinha meus quatro anos. Foi o meu primeiro crush dos desenhos, que culpa tenho eu? 

5. As Aventuras de Tintim (1991)
As Aventuras de Tintim

Do fundo do baú: As Aventuras de Tintim! Assistir esse desenho e ajudar o Tintim a desvendar os mistérios era incrível! Até hoje gosto de assistir quando tenho a oportunidade.
PS: Não tem como não amar o Milu!

6. De Onde Vem? (2001)
De Onde Vem?

Esse desenho me ensinou mais do que muitas aulas na escola! “De Onde Vem?” nos ensinou coisas que nenhum adulto tinha vontade de nos contar e sempre tivemos a curiosidade em saber. Daquele jeitinho divertido e com a simpatia da personagem Kika, adquirimos muito conhecimento nos poucos minutos que seus episódios duravam.

7. Charlie e Lola (2005)
Charlie e Lola

Charlie e Lola mostrava os vários dilemas e imaginações que só quem já foi criança um dia entende. Eu gostava de assistir tomando leite cor de rosa (leite com groselha, qual bebo mesmo nos dias de hoje), para combinar com a Lola.

8. Cocoricó (1996)
Cocoricó

O Júlio na gaita e a bicharada no vocal, cantando um rock rural…cocoricó!
Não tem nada mais brasileiro que este seriado de bonecos! Como se esquecer do “Puxa, puxa que puxa!” e dos animais apaixonantes? Lilica e Astolfo eram de longe meus personagens preferidos. 

9. Pinky Dingky Doo (2005)

"Se tenho um problema e não sei o que fazer, eu penso, penso e penso até eu resolver."
Até hoje tento lidar com o fato de nunca ter tido uma caixa de papelão tão grande a ponto de conseguir entrar dentro dela. Pinky sempre brincava com o seu irmão em uma e eu achava isso o máximo - mesmo quando sua cabeça parecia explodir de tão grande que ficava ao pensar.

10. Timothy Vai à Escola (2000)


Não tive aquela fase de não gostar de ir à escola, muito pelo contrário, sempre fui aquela criancinha CDF que gostava de aulas e programas educativos na televisão, esse desenho junta os dois de uma maneira divertida e muito agradável, ensinando sobre a importância da amizade e do respeito - por mais que agora, já bem crescidinha, eu não pareço me lembrar tão bem disso.

11. Doug (1991)
Confesso que não vi tanto desse desenho, mas Doug é tão popular e gostoso de se assistir que vale um espacinho aqui na postagem - que me rendeu a descoberta de que fora produzido pelos menos criadores de Pinki Dinky Doo. Costelinha é o melhor companheiro <3  

12. Rupert (1990)

Como nasci em 1998, não me recordo muito bem dos desenhos do início dos anos 90, assim como Doug e Rupert, mas lembro-me o suficiente para ceder-lhe uma referência por aqui. O mais interessante dos episódios era quando o protagonista quebrava a quarta barreira e se colocava a conversar com os espectadores.

13. Arthur (1996)

Desse eu já me lembro muito bem! Esse desenho me fez querer visitar a biblioteca com mais frequência e a gravar vídeos musicais (o que nunca aconteceu, felizmente). Provavelmente você deve se lembrar da cara de Arthur por um meme que vem rondando as redes sociais recentemente, no qual ele usa um headset na orelha errada, digamos assim.

14. Cyberchase (2002)

Acreditem ou não, esse desenho me ajudou bastante em matemática e garanto que não fui a única. Para quem também estava começando a sua vida escolar na época em que começou a ser exibido (2004), com certeza acabou recebendo aquele empurrãozinho para realizar cálculos básicos que pareciam tão difíceis. 

15. Vila Sésamo (2007)
Vila Sésamo

Vila Sésamo é a versão brasileira de Sesame Street. O principal era o Garibaldo, mas todos os personagens eram incríveis - como o Cookie Monster, que fazia todo mundo morrer de vontade de comer biscoito.

16. Mundo da Lua (1991)
Mundo da Lua

"Alô? Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva & Silva. Falando diretamente do mundo da lua, onde tudo pode acontecer…"
O nosso querido Lucas (Luciano Amaral, amo tanto!) era um menino viciado em video-game (quem aí já quis jogar BLIXTO?) e ia para o “Mundo da Lua” todas as noites. Não vou mentir, de vez em quando ainda me pego assistindo alguns episódios pelo YouTube.
PS: A Rosa é a empregada mais louca de todos os tempos, adoro essa mulher!

17. Rá-Tim-Bum! (1990)
Rá-Tim-Bum!

Nada melhor para representar o programa Rá-Tim-Bum do que o famoso “senta que lá vem a história” que é falado até hoje! Que saudades, gente. Esse com certeza marcou a nossa geração, mas, cá entre nós, eu tinha medo do professor Tibúrcio.
"Pétala de rosa. orvalho matutino, pulo de formiga, Rá-Tim-Bum!"

18. Castelo Rá-Tim-Bum (1994)
Castelo Rá-Tim-Bum

E pra fechar com chave de ouro, Castelo Rá-Tim-Bum! Confesso que eu queria ser amiga deles e poder entrar no castelo também, haha. O Pedro foi o meu amor de infância - e confesso que ainda acompanho os trabalhos do Luciano Amaral por aí.

São tantos quadros legais que fica difícil escolher só um, mas garanto que você já aprendeu MUITA coisa com “Porque Sim Não É Resposta” e até achou matemática divertida com os dedos de “Dedolândia” ou aprendeu um pouco de história com a tia Morgana e a gralha Adelaide. Também sei que você já tentou imitar a risada do Mau e adorava quando o Godofredo aparecia! Enfim, tinha tanta coisa boa nesse programa, que até deu vontade de assistir de novo!

E graças à TV Cultura, tive uma infância maravilhosa da qual sinto muito orgulho (e nostalgia) em relembrar! 

Postar um comentário

66 Comentários

  1. Ahhh Faz isso não!!! Eu amo Castelo Ra tim Bu!, Cocorico... ai meu coração, tão boas lembranças, os desenhos eu admito que eu não vi todos, mas lembro que via Cailou esperando os que vinham depois, tinha um também da menina do prédio eu não lembro bem... De onde vem nossa adorava mas era tão difícil de conseguir ver, eram tantos programas bons, pura nostalgia.
    Jardim de Sereia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Castelo Ra Tim Bum era meu preferido, amo tanto que estou pensando em fazer uma postagem só sobre ele. ❤
      OS desenhos da TV Cultura eram incríveis, uma pena que a programação desse canal esteja tão mudada, mas se você der sorte alguns desses ainda passam. É muita nostalgia!

      Beijos ❤

      Excluir
    2. eu sou do futuro e a programação da cultura mudo muito agora no me ano so passa desenhos do Discovery Kids e nick jr

      Excluir
    3. A menina do prédio,se for do cabelo cor de rosa é -Pink Dink Doo

      Excluir
  2. Eu gostava muito “ os camundongos aventureiros”. Cheguei assistir cocoricó e gostava também. Estes dias estava lembrando do Doug eu gostava muitooo... Castelo Rá-Tum- Bum er ao melhor dos melhores da minha infância.
    Ótima semana

    Kissu
    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desenho era muito legal, né? Era um dos meus preferidos, mas nada supera o meu Castelo Rá-Tim-Bum, com certeza o melhor programa de toda a televisão brasileira e da minha infância. ❤

      Ótima semana para você também, Ca!
      Beijos~ ❤

      Excluir
    2. Vim do futuro fala q quase nenhum passa mais

      Excluir
    3. infelizmente :(

      Excluir
    4. Cocóricó e Glub Glub, eu assistia na época que ainda passava desenho em
      ambos!! No Glub Glub, meu favorito era "RUA DOS POMBOS!"

      Excluir
  3. Nostalgia pura meu Deus <3 Castelo ra-tim-bum, cyberchase, Ra-tim-bum <3 que vontade de assistir todos agora! Lembrei da Bruxonilda também, amo!
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses eram os melhores desenhos, ai, que saudades!
      Bruxa Onilda passava na TV Futura, por isso deixei de fora, mas vou fazer um post sobre desenhos de outras emissoras também!

      Beijos e feliz ano novo. <3

      Excluir
  4. Ai que saudade! Corri pra procurar no youtube e mostrar a minha filha <3 E o catalendas, amava assistir as histórias da Dona Preguiça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem que mostrar para as crianças de hoje em dia o quanto a nossa infância foi boa! Vou confessar que eu tinha um pouco de medo de Catalendas, hahahaha.

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Passa um desenho de um garoto chamado Ramos
    Ele foipara uma excursão onde tudo era gigante
    Como se chamava aquele desenho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, infelizmente eu não conheço esse, tentei pesquisar para te ajudar mas não encontrei. Desculpe-me. :(

      Excluir
  6. Meu, que artigo sensacional, parabéns. Ajudou com certeza a lembrar dá infância e de momentos bons que passamos​. Agora um desafio, me ajuda nesse,teve um desenho que passou nos anos 2000 que era de dois personagens não humanos que eram lançados pra outros planetas, pareciam que eram lançados de uma cama, eles não tinham falas se não me engano.

    ResponderExcluir
  7. As Aventuras de Babar, Escola de Monstros, Os amigos da Miss Spider....Nossa que nostalgia, eu amo esses desenhos ♥

    ResponderExcluir
  8. Pensei que era só eu que tinha medo do professor Tibúrcio :)

    ResponderExcluir
  9. Não consigo achar umas histórias que passavam na TVE, algumas até em preto e branco, como por exemplo de um camelo que havia saído pra passear. Era hipnoptizante.
    Havia tambem um programa chamado "desenhando", no qual haviam muitos desenhos animados, todos da TVE.
    Alguém souber, por favor me diga.

    ResponderExcluir
  10. Amava assistir todos esse desenhos q pena q vcs aí da TV cultura tiraram do ar ..vcs bem q podia retomar os desenhos massa como o Castelo ratim bum ,pequeno urso,doug,camundongos aventureiros,Artur,tintim,caillou e outros famosos da TV cultura assim como eu e milhões de pessoas no Brasil ia amar assistir de novo..volta..por favor!!!rsrs

    ResponderExcluir
  11. Genteee, eu procuro muito por um desenho animado que passou na TV aberta, canal 2, entre 2011 e 2012! Cerca de 11h00 da manhã; Era sobre um garotinho loirinho que se dava mal na escola ( boletim vermelho) e ele era apaixonado por sua colega que tinha cabelos pretos lisinhos. O desenho é bem simples, o garotinho usava uma camisa vermelho com branco, listrada, e seu cabelo tinha traços ondulados para é representar,tipo, uns cachos... Por favor gente, se alguém lembrar..

    ResponderExcluir
  12. As Aventuras de Tintim e rupert os melhores

    ResponderExcluir
  13. Esses desenhos podia voltar era os melhores de todos

    ResponderExcluir
  14. alguem sabe o nome do desenho que eram dois espiães um menino e uma mennina na juventude

    ResponderExcluir
  15. Adorava Cyberchase (a música de abertura ta até hj na minha cabeça) e Castelo Rá-Tim-Bum. Ótima lista, faltou só, Pingu, Viva Pitagoras e Zoboomafoo.

    ResponderExcluir
  16. Minha lista de desenhos e programas favoritos da TV Cultura é IMENSA!!Nem vou colocar aqui para não alongar o comentário!Uma das coisas boas da emissora é que ela não passava e não passa aqueles desenhos japoneses chatos que só moleque gosta-tipo Dragon Ball Z, Sakura Card Captor, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dragon hall z chato???? Que audácia

      Excluir
    2. MINHA OPINIÃO, QUERIDO!! NÃO GOSTO DE ANIMES JAPONESES E NINGUÉM VAI ME CONVENCER À GOSTAR!

      Excluir
  17. Nossa que saldades eu chegava da escola ansiosa para ir para frente da TV assistir essa sequência maravilhosa de programação eu assisto até hoje pelo YouTube pra matar a saudade, era muito boa essa época

    ResponderExcluir
  18. Parabéns! Vc conseguiu representar muito bem a nostalgia e todos os sentimentos que só quem viveu essa época vai sentir. Desenhos como esses, com estórias fantásticas que nos prendiam do começo ao fim nos ensinando grandes lições que levamos e lembramos até hoje.
    Assisti todos, cada um em um momento diferente da minha infância.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A que nostalgia, eu fazia maratona entre o canal Futura e Cultura. Um dos desenhos que não me esqueço é Capitão Planeta. Eu nunca vejo gente da minha idade falando que já assistiu. Eu mesma descobri ele porque minha mãe disse que adora o desenho quando jovem, foi ali que criei paixão por esses desenhos e falo pra mim mesma que o dia que tiver filhos quero mostrar e incentivar a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  21. Qual era o nome do desenho ou do quadro, não me lembro direito, onde o menino passa por cima do balanço e vira do avesso?
    Sempre amei os desenhos e programas da cultura. Saudades dessa época

    ResponderExcluir
  22. Caramba, como é bom recorda... Tempo bom que não volta confesso que até escorreu uma lágrima

    ResponderExcluir
  23. Tirando o Mundo da lua, o Rá Tim bum e o castelo Rá Tim Bum, o resto dos dezenhos são todos ruins...

    ResponderExcluir
  24. Quando eu era criança os canais que eu mais gostava era a TV cultura e o SBT, e que hoje em dia eu não passo nem perto, a programação da TV aberta hoje em dia está impossível de assistir...

    ResponderExcluir
  25. Que delícia de lembrança!!! Esses sim eram desenhos criativos e programas educativos!!!!

    ResponderExcluir
  26. alguem tem link para baixar via torrent Os Camundongos Aventureiros (1997), eo Arthur?

    ResponderExcluir
  27. Qual desenho que tem o LOBI? tem o esquisito
    qual?

    ResponderExcluir
  28. alguem lembra de bango balando ou era so eu

    ResponderExcluir
  29. Alguém sabe o nome do desenho que tinha dois irmãos que era Porquinhos eles ião se aventurar tinha um de uma orelha cortada

    ResponderExcluir
  30. Assisti todos e amava , fica até difícil escolher um só ou até dois dos que gostava mais , minha infância foi tudo. E apresentei para minha filha , hoje apresento aos meus netos. Nostalgia sempre bom 😍👏👏👏

    ResponderExcluir
  31. Muito bacana sua publicação, eu sou de 88... então tenho um gap de 10 anos de diferença pra vc, mas a maioria dos programas que vc citou fizeram parte da minha infância. Eu adicionaria o Mundo de Beakman (Beakman's World), Glub-Glub, Babar (Babar the Elephant), Socorro Vovó (Oma Bitte Kommen).
    vlew

    ResponderExcluir
  32. Minha gente nossas crianças de hoje precisam desses desenhos fui uma criança qua assisti muito e era a melhor parte do meu dia se sentar com minhas irmãs pra assistir e hoje tenho uma filha de três anos e queria que ela também assisti-se.

    ResponderExcluir
  33. Alô galera, não lembro se era nesse canal ou se era em outro, era um desenho de uma menina que vai para Marte e volta no tempo para entregar um antídoto para os astronautas de lá,pois eles tinham trazido um vírus que ia acabar com toda a vida em marte.

    Quem poder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  34. Toda vez que lembro desses desenhos dá vontade de chorar... Aquela época era demais 🥺🥺

    ResponderExcluir
  35. Alguém lembra do nome do desenho dos dois irmãos que se aventuravam na natureza?

    ResponderExcluir
  36. Alguém me ajuda a encontrá o desenho ou serie que o menino entra dentro do guarda roupa e viaja no tempo e o avo dele pedeu a memória...

    ResponderExcluir
  37. Ola tudo bem com vcs,eu amo todos desenhos da cultura saudades da minha infancia como fasso para assisti todos esses ai e outros da tv cultura e alguns da sbt,quanta saudades desses desenhos chega da um aperto no peito quanta saudade meu Deus queria tanto que voltasse na tv,como fasso para assitir

    ResponderExcluir
  38. Madelaine,a bruxa onilda e as trigemias,sagwa a gatinha siamesa,rupert,artur,castelo ratibun,camundos aventureros,os 7 monstrinhos,a corrida maluca,Miss espaid,Caillou,Doug,Max e ruber,as aventura de titin,o peqeno urso,timoty vai a escola,CyberChase entre outros que saudade meu deus quero tanto assisti😭

    ResponderExcluir
  39. Galera, vcs sabem o nome de um desenho que passava na tv brasil ou era na cultura não lembro ao certo mas os personagens era um menino e uma menina eles eram feitos de papel e sempre passava cerca de 18 horas da noite mais não é a charlie e Lola não ta? Quem souber mim avisem por favor

    ResponderExcluir
  40. Tinha o Pandorga que eu amavaaaaaaaaaaa demais ❤

    ResponderExcluir
  41. alguém lembra de um desenho de um garoto branco dos cabelos castanhos, um outro negro e uma menina que usava aparelho? eles eram amigos, porém o garoto de cabelos castanhos tinha muitas paranoias e tirava o contexto de tudo sem querer... tinha um episódio em que um senhor de idade foi na casa desse menino e ele pensou que fosse um vampiro

    ResponderExcluir
  42. Galera, bom dia!!
    Ao invés de vocês ficarem perguntando
    que desenho era "esse" ou "aquele", vou
    dar uma ideia para todo mundo:
    PERGUNTEM PARA A PRÓPRIA TV CULTURA E/OU TV BRASIL!
    Garanto que eles vão saber responder melhor do que ninguém!
    Nunca pensaram nisso? Tem alguma dúvida? Vá direto à fonte!

    ResponderExcluir
  43. Que saudade desse desenhos lenbro quando chegavo da escola ia direto assiti e quando nao tinha aulas,assitia esses desenhos da tv cultura e alguns da sbt elque saudade chega doer peito sadudade da infnacia de verdadade foi os molheros desenhos que ja assiti e olho que sou novo ao tenho 28 anos,lenbro quando ia na casa do meu primo assiti tambem ele mora en outra cidade 48 oito quilometros da minha cidade era bom demais ,saudade dos camundos aventureiros,artur,rupert,os 7 mostrinhos ,dragao ball,cocorico,a corrida maluca,papaleguas,e tem mais da cultura e sbt que nao me lenbro mais a saudade é demais😭♥️

    ResponderExcluir
  44. Tv Cultura bem q podia lançar um serviço de stream tipo Netflix. Eu pagaria p assistir esses clássicos fácil fácil.

    ResponderExcluir
  45. Eu já dei a ideia para eles lançarem um Streaming com programas antigos!! O que eu não daria para assistir os programas que marcaram minha infância?? Glub Glub e Cocoricó, na época que tinham desenhos, X-Tudo. Mundo da Lua, Mundo de Beakman,
    Baú de Histórias, Catavento, Castelo da Eureka, Castelo Rátimbum, etc!!

    ResponderExcluir
  46. Karol, vc poderia fazer uma P2, com mais programas
    e desenhos TV Cultura?? Adoraríamos isso!!

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code