Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

É aniversário da HyunA, relembre a carreira da cantora


6 de junho é o aniversário de Kim HyunA, cantora sul-coreana nascida em Seul, 1992. Dona de um enorme talento e popularidade ao redor do mundo, é considerada uma das principais solistas da Coreia do Sul, ao lado de nomes como Lee Hyori, BoA, IU e Taeyeon.


Fez parte do 4Minute durante toda a existência do mesmo, entre os anos de 2009 e 2016. No grupo administrado pela Cube Entertainment ocupava a posição de rapper, dançarina e face. O 4Minute teve uma carreira de sucesso desde a sua estreia com "Hot Issue", que rapidamente atingiu o top 5 de diversos charts coreanos na época. Dentre as músicas do grupo, destacam-se "Crazy", "Hate" e "Volume Up".


Não só isso, a cantora possui um farto currículo pelo cenário musical coreano, tendo passado pela formação original do Wonder Girls, ser dupla de Hyunseung em Trouble Maker, participante do projeto Dazzling Red da SBS e membro do recente trio Triple H junto a Hui e E'Dawn, ambos membros do Pentagon.



Sua carreira como solista começou em janeiro de 2010 ao lançar o single "Change". Em dois meses de promoções em shows musicais a faixa garantiu altas posições em charts online e mais de 2 milhões de cópias vendidas, mesmo com o vídeo sendo classificado como impróprio para menores pelo Ministry of Genter Equality and Family. 


Seu primeiro mini-álbum veio em 2011. Intitulado "Bubble Pop!", o videoclipe teve participação de Lee Joon (MBLAQ) e foi parcialmente proibido de ser transmitido por conter conteúdo picante. Ainda assim, o vídeo lhe mantém até hoje o recorde de solista coreana com maior número de visualizações no YouTube, reproduzido mais de 124 milhões de vezes desde seu lançamento. No ano, HyunA ainda foi eleita a 17ª jovem notável pela Billboard, ao lado de artistas como Justin Bieber, Selena Gomez e Miley Cyrus.



Em 2012, foi pessoalmente escolhida por PSY para participar do vídeo de "Gangnam Style", que acabou se tornando o viral em todo mundo e segura até hoje o recorde de maior número de visualizações no YouTube em todos os tempos. "Oppa Is Just My Style", lançada em 2012, é uma versão com ponto de vista feminino que contou com os vocais de HyunA. O vídeo conta com quase 700 milhões de reproduções.



Pouco mais tarde, em outubro do mesmo ano, lança o segundo mini-álbum "Melting", que viria a promover com a música "Ice Cream", uma produção por Brave Brothers que contou com a participação especial de PSY em seu vídeo, que alcançou 10 milhões de visualizações em quatro dias de lançamento, sendo um dos primeiros a atingir a marca tão rápido.


"Red", faixa principal do seu terceiro mini "A Talk", foi lançado em 2014 e nomeado o quinto melhor videoclipe do ano pela Rolling Stone. A faixa também conseguiu altas posições nas paradas musicais, incluindo 1# no Gaon Social Chart e Download Chart.


No ano seguinte retorna com o quarto mini, "A+", com a faixa "Because I'm the Best" (mais conhecida internacionalmente como "Roll Deep") que conta com a participação de Ilhoon, integrante do BTOB. Ambos rappers foram elogiados por suas habilidades pelo crítico Jeff Benjamin da Billboard.



Em 2016 foi lançado o seu mais recente trabalho como solista, pouco após o anúncio oficial da separação do grupo 4Minute. HyunA foi a única integrante a permanecer na gravadora, e lançou o quinto mini-álbum "A'wesome" em agosto, promovendo a faixa "How's This?", que garantiu dois prêmios em shows musicais semanais.


Feliz aniversário, HyunA!

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code