Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Go Back Couple quebra com a estrutura tradicional de dramas coreanos e arrasa


Choi Ban Do e Ma Jin Joo têm 38 anos e um filho. Choi Ban-Do está sobrecarregado com seu trabalho ganha-pão e Ma Jin-Joo é uma dona de casa com baixa auto-estima. Embora se amassem quando se casaram, agora eles se odeiam. Curiosamente, vijam no tempo e se encontram como estudantes universitários aos 20 anos de idade, quando se conheceram pela primeira vez.

Agora, possuem a chance de evitarem um ao outro e, consequentemente, o próprio casamento, revivendo suas vidas de uma maneira diferente, de modo que possam encontrar a felicidade ao seguirem caminhos separados. Entretanto, não é fácil esquecer o que eles passaram ao longo dos 18 anos que permaneceram juntos, principalmente quando o pequeno Seojin aparece em seus pensamentos.


A ideia do enredo é maravilhosa: dramas coreanos voltados ao romance normalmente encontram seu fim em uma cena de casamento, levando os telespectadores a imaginarem que esta cerimônia é o marco do fim de todos os problemas que eles enfrentaram ao longo dos episódios e, agora, viverão plenamente os melhores dias de sua vida ao lado de seu grande amor.

Go Back Couple vem para quebrar com toda essa ideia de "viveram felizes para sempre", mostrando que é depois do casamento que os verdadeiros problemas começam a acontecer. No início, tudo flores, mas aos poucos a euforia transforma-se em exaustão e, embora continuem a se amar, o modo como demonstram seu afeto muda completamente.


Logo nos primeiros momentos o drama já apresenta Jin Joo e Ban Do vivendo a pior fase de seu relacionamento, exaustos pelo trabalho que não acaba nem quando chegam em casa, pois precisam cuidar do pequeno Seojin. Em meio ao cansaço e devido a uma série de  mal-entendidos, decidem colocar um fim em sua história de amor com um divórcio, mas recebem a graça de uma segunda chance, voltando no tempo a alguns dias antes de se conhecerem.

Muito do que acontece em todo o drama é causado por mal-entendidos ou situações não-explicadas, e é muito interessante a forma como Go Back Couple apresenta os diversos ângulos, mostrando que tudo é uma questão de ponto de vista e a importância em sempre procurar ouvir os dois lados da conversa antes de dar um passo a frente em um caminho arriscado.


Tentando seguir com suas vidas, apresenta uma inversão de casais: se os casados não se amam mais e estão de volta a sua juventude, que tal tentar reviver primeiros amores ou crushs não correspondidos da época? A princípio, é comum os espectadores (inclusive eu!) shippar esses novos casais, mesmo com aquela sensação de "hm, estou shippando errando" que não desgruda, mas é impossível se controlar diante de um romance novo e inocente como os que brotam.

Entretanto, fã de dorama que é fã de dorama de verdade sabe muito bem que uma vez casal, pra sempre casal: você até pode querer que a Jin Joo fique com o lindo e fofo do Nam Gil, mas aquele Ban Do com olhinhos de cachorro abandonado é difícil de ignorar e, quando você percebe, está rezando para que os dois se arrependam de terem se divorciado e voltem a ficar juntos.


A presença de Nam Gil forma o principal triângulo amoroso da série, com seu ar de garoto rico e incompreendido que tenta, de alguma forma não muito bem sucedida, encontrar seu verdadeiro lugar ao mundo longe das sombras do pai, mas perto de Jin Joo o suficiente a ponto de causar ciúmes em Ban Doo, fazendo duvidar se vale a pena investir em Min Seo Young, seu primeiro amor da faculdade que, em sua linha do tempo original, é uma famosa bailarina.

Seo Young acaba ficando de lado no triângulo amoroso (ou este se transformaria em um quadrado), mas a personagem possui uma sonoridade importante para o desenvolvimento de Ban Doo que, de volta a juventude, percebe que as coisas não são tão fáceis quanto ele imaginava que seriam e sente o peso da responsabilidade adulta e da vida paterna cada vez mais forte em seus ombros sendo, portanto, o personagem que mais cresce e conquista fãs por sua evolução.


Os amigos e familiares do "casal" protagonista também representam parte importante de seus "recomeços": alguns continuam ao seu lado aos 38 anos, outros deixaram suas vidas por diferentes motivos, mas é comum entre todos a estranheza causada pelo comportamento de Jin Joo e Ban Do: seus corpos podem ter voltado aos 20 anos de idade, mas a mentalidade adquirida pela experiência de vida jamais pode ser alterada, nem mesmo em uma viagem temporal.

Esse aspecto do amadurecimento mental dos personagens é uma das principais fontes de inconveniências a situações constrangedoras que criarão em meio a sua viagem de volta a juventude, com falas manjadas de pessoas mais velhas e mudanças severas em seus modos de enxergar o mundo e tomar atitudes, coisa que não passa despercebido por aqueles ao seu redor.


Dentre esses personagens que circulam a vida do "casal", destacam-se Yoon Bo Reum e Cheon Sol, amigas de Ma Jin Joo, e Ahn Jae Woo e Go Dok Jae, amigos de Choi Ban Do, considerando ainda que Bo Reum e Jae Woo formam um casal em ambas linhas do tempo, a abordagem romântica de Go Back Couple segue com força do início ao fim, seja entre os protagonistas ou seu time de amigos.

E é graças a tantos personagens incríveis que o drama do casal amoroso torna-se mais suave: seus amigos são o principal alívio cômico dos episódios, com personalidades engraçadas e situações espontâneas que colocam os espectadores para rirem sem dó.


Mas quem rouba a cena mesmo é a mãe de Ma Jin Joo, interpretada pela excelente atriz veterana Kim Mikyung, responsável por sempre trazer as melhores mães aos dramas televisivos. Sua personagem, como sempre, é maravilhosa em todos os aspectos: sentimental, presente, carinhosa e carismática, a senhora Go Eun Sook dá um show (literalmente) e deixa a sua marca.

O elenco todo, na verdade, é de grande peso, com Jang Na Ra (School 2013, Fated to Love You, Hello Monster, One More Happy Ending) e Son Ho Joon nos personagens principais, acompanhados de nomes como Heo Jung Min, Han Bo Reum, Lee Yi Kyung, Jang Ki Young e Go Bo Gyeol.


E não bastava esse elenco e enredo maravilhoso e bem executado, somos presenteados ainda com cenas extras ao fim de cada episódio, como epílogos, que mostram o que aconteceu de fato há 18 anos, quando nossos protagonistas viviam seus 20 anos pela primeira vez e ainda não tinham ideia do que o futuro lhes reservava. Essas cenas são, em geral, engraçadas, dada a inocência e infantilidade que carregavam na época, mostrando o quão diferente se tornaram com a experiência de uma vida.

Realmente, Go Back Couple não é um drama comum e merece a sua atenção por ousar contra a estrutura tradicional de uma série televisiva coreana. O drama de apenas 12 episódios foi transmitido pela KBS entre outubro e novembro de 2017 e pode agora ser conferido online pelo Drama Fever ou via download gratuito pelo fórum do Kingdom Fansubs.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu assisti e amei esse drama, acho que correram no final, por ser tão curto, apenas 12 episódios, parece que foi meio atropelado o fim, mas não diminui em nada a maravilha que é, já assisti faz um tempo, mas de ver sua resenha já me traz tanta recordação boa, e uma saudade desse drama!!As cenas dela com a mãe, me fizeram chorar litros!!

    Amei seu blog, e vou seguir acompanhando seus posts!!

    Bj

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code