Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Gaby Brandalise fala sobre “Pule, Kim Joo So” em live


Às 20h desta quinta-feira, a autora Gaby Brandalise esteve ao vivo no Facebook do Grupo Editorial Record para bater um papo com os fãs sobre o seu livro "Pule, Kim Joo So", romance baseado em dramas coreanos televisivos. Além de escritora, a paranaense de trinta e poucos anos é jornalista e youtuber. Em seu canal, fala sobre escrita, kpop e dramas.

Seu livro, "Pule, Kim Joo So", nos apresenta a Marina, uma brasileira que mora em Curitiba e é atormentada pelas agressões do ex-namorado, e Joo So, de Seul, que vive preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Mesmo tão distantes, suas histórias se cruzam e fazem com que eles finalmente tomem o controle das próprias vidas.

Lançado em novembro de 2017 pela Verus Editora, o livro está sendo um imenso sucesso não somente entre o público dos dramas coreanos, que demonstrou grande sucesso em conferir uma obra que traz os elementos dos adorados dramas televisivos às páginas de um livro impresso, mas também entre fãs de literatura em geral que estão tendo agora seu primeiro contato com a narrativa coreana - que não é restrita ao nicho.

Durante a live, a autora que é fã assumida de "Kill Me, Heal Me" comentou sobre como foi misturar duas culturas tão diferentes em um único livro, afirmando que esteve preocupada em passar informações erradas sobre a cultura coreana, com medo de "falar besteira". Declara ainda que, apesar da presença de elementos culturais coreanos como a comida, o fio condutor mais forte para a Coreia do Sul em sua obra é a estrutura narrativa, buscando adequar o jeito sul-coreano de contar histórias, o perfil típico de seus personagens e clichês de novelas ao leitor brasileiro. 

Sua ficção original foi escrita em apenas dois meses e meio, qual Gaby confessa ter fluido por estar imersa no universo dos dramas televisivos que a inspiraram muito. Segue uma pegada mais de roteiro, apressada assim como os dramas, com plot twists, frases enxutas e poucos diálogos. Expressa, ainda, que inspiração não é tudo, e que é necessário muito esforço para a realização de um projeto. No processo de estudo e pesquisa para seu livro, leu sobre roteiristas coreanos, estrutura narrativa e assistiu a dramas clássicos, com a preocupação de fazer uma boa homenagem.

Marina Avila foi a capista responsável pelo design maravilhoso da capa, que traz elementos de Curitiba, Seul, modelos de ambos países e uma recomendação de Angélica Moreno, do canal Pandangelica. Textos de Hena Cho (do canal Hey Unnie), Larissa Siriani (autora de Amor Plus Size) e Leonardo Oliveira (do canal Um Leitor a Mais) também estão presentes na orelha do livro. A tour completa você confere no próprio canal da Gaby.

Quando perguntada sobre a popularização da cultura coreana no Brasil, responde positiva, reconhecendo que por muito tempo os fãs foram marginalizados no país, não recebiam a devida atenção, e é ótimo que o cenário tenha mudado.

Escritoras como ela e Babi Dewet, que abordam elementos deste universo em suas narrativas, são responsáveis pela difusão da cultura sul-coreana no país por meio da literatura. Na música, segue-se como exemplo grupos como High Hill, participantes do X Factor BR e até mesmo no jornalismo, como a série de reportagens "O Voo do Tigre", produzida e transmitida pelo Jornal da Band no mês de agosto.

No mundo da literatura, Gaby começou aos doze anos de idade com fan fictions de cantores e seriados, crescendo para romances, crônicas e artigos, por exemplo. Pós-graduada em Produção e Revisão de texto, também fez cursos de Escrita Criativa, Roteiro, Arte Contemporânea, Aprimoramento Textual, Romance e de Criação de Narradores, sempre estudando sobre a escrita e expandindo seus conhecimentos no assunto.

Se você perdeu a transmissão e quer assistir, ainda é possível conferi-la pelo Facebook da Editorial Record. Você também pode acompanhar mais sobre o trabalho e vida pessoal da escritora por seu Twitter, Instagram e Facebook. On-line, seu livro pode ser comprado por sites como AmazonSaraiva e Livraria Cultura. Com a obra também disponível em lojas físicas, Gaby está em turnê pelo país para o lançamento e sessão de autógrafos de "Pule, Kim Joo So", com datas divulgadas pelas redes sociais da autora e da Verus Editora

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code