Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Greve dos fansubs e crimes no Viki


Os fãs brasileiros de doramas foram surpreendidos no dia 28 de dezembro por uma paralisação geral dos fansubs que legendam e distribuem gratuitamente dramas coreanos na Internet. A greve deu-se pela desvalorização do trabalho deste grupo de fansubs que há tempos cobrava pelo fim do compartilhamento indevido de links de episódios legendados, mas o recado parece não ter sido captado por parte do público que, agora, busca novos meios de burlar regras - agora, contra sites pagos como Viki.

Sites pagos como estes possuem direitos de reprodução que são adquiridos oficialmente. Quem os assina, recebe alguns privilégios como maior qualidade de som e imagem, maior agilidade na disponibilização de arquivos e legendas e ainda colaboram oficialmente com a divulgação dos dramas coreanos (ou de qualquer outra nacionalidade) ao redor do mundo.

Quando não podemos arcar com os custos dessas mensalidades, vamos para os fansubs. Fansubs são considerados fansubs por terem seus trabalhos distribuídos de fãs para fãs, sem cobrar nada por isso: quando cobrado, podem ser processados por crime de propriedade intelectual, pois não possuem os direitos para a reprodução dos dramas.

Mesmo com a reprodução gratuita, precisam manter certa discrição para não terem seus links quebrados por infringimento de direitos autorais, motivo que os levou a sair de blogs e sites abertos para manterem-se em fóruns privados, por onde os links para baixar ou assistir on-line aos episódios que legendam são disponibilizados por métodos de proteção e de arrecadação de fundos para manterem os sites ativos. 

Esses métodos de aguardar cinco segundos antes de poder ter acesso ao vídeo auxilia a mantê-lo ativo por mais tempo, evitando, portanto, que os episódios sejam retirados do ar, o que faria todo o trabalho do fansub ser perdido e os dorameiros brasileiros não conseguirem assistir aos dramas legendados por fãs: embora não possuam os direitos dos episódios, a legenda é de total autoria deles.

A regra dos fansubs sempre foi clara: não compartilhar links de episódios em grupos, chats ou qualquer outro lugar, mas o único pedido que estes, que trabalham gratuitamente para disponibilizar dramas legendados a nós, não foi atendido.  

Tendo sua única regra desrespeitada ao ter seu conteúdo compartilhado em meios terceiros sem autorização, fansubs brasileiros entraram em greve por tempo indeterminado como forma de protesto contra o incentivo de disponibilização indevida de conteúdo. Muitas pessoas entenderam mas, infelizmente, muitas parecem não terem compreendido o recado e estão buscando outras formas de burlar regras explícitas ao ensinarem em grupos e redes sociais como burlar sites pagos e conseguir acesso gratuito ao Viki.

É importante conscientizar a todos que qualquer forma de conseguir acesso ao Viki Pass sem ser pagando a mensalidade devida é crime. Se os fansubs fecharam-se por tempo indeterminado com o compartilhamento indevido de links, não esperem muito tempo até os sites pagos fazerem o mesmo pela popularização de métodos ilegais de assistirem aos dramas disponibilizados por estes que possuem licença oficial das emissoras originais para reproduzirem os dramas pela internet, causando prejuízo não só aos sites e seus assinantes que pagam por acesso legal, mas a toda a comunidade dorameira.

Sabemos que nem todos possuem condições de pagar pelo conteúdo que querem assistir, portanto, em vez de buscar formas ilegais e criminosas, o Elfo Livre recomenda os seguintes sites gratuitos que continuam com link ativos:

Star Dramas Fansubs (Parceiro do Elfo Livre)
Loss Fansub (Parceiro do Elfo Livre)
Aigoo Fansubs
Ohayo Dramas (Desativado, porém ainda possui links disponíveis)

Por favor, se você ver qualquer método ilegal de conseguir acesso gratuito a sites pagos, denuncie.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Mana, só tem um detalhe equivocado nesse teu texto. O Doramas Fansubs é um dos sites que retiram conteúdo dos subs sem autorização, e até onde se viu, eles encodam os vídeos usando legendas do DF e Viki. Note que a maioria dos dramas deles foram retirados do Kingdom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu normalmente só assisto dramas pela Netflix e alguns fansubs, não sabia que o Doramas Fansubs era um destes que retiram conteúdo sem autorização. Obrigada pelo toque, irei retirá-lo da publicação.

      Excluir
    2. Eu so quero agradecer por terem divulgados estes fansubs aqui, trabalho no viki a anos e todos estes atrapalham e muito o viki, mais agora todos eles foram denunciados as autoridades competentes que ja estao agindo, se algum de vocês ou quem escreveu esta materia é a favor desses fansubs, sinto muito mais vocês estao errados e estao roubando do mesmo jeito. Assinem o viki, é baratinho e todos saimos ganhando

      Excluir
    3. É barato sim, mas e se a pessoa que quer assistir esta desempregada e só pode assistir nesses fansubs. O que ela vai fazer? Nem todos tem esse valor baratinho para pagar.

      Excluir
    4. Se ela está desempregada e não pode assinar, ela não assiste. Simples.
      Roubar dos meios legais é crime. Depois os Dramafever da vida fecham, pessoas perdem empregos e o dorameiro faz a coitada chorando o leite que ajudou a derramar.

      Excluir
  2. Eu vejo doramas normalmente em dois sites, o Estrenos Doramas, em espanhol, e o Drama3s, em inglês... uma boa alternativa também pra quem entende essas línguas (e costumo gostar mais, no geral, da qualidade).
    Acho FUNDAMENTAL essa conscientização sobre compartilhamento de link e apoio 100% essa paralisação. O pessoal desrespeita pq não faz ideia do quão difícil é fazer e sincronizar legendas. Fala sério!
    Beijos, feliz ano novo!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assisto pelo Drama3s, as vezes não tenho paciência de baixar ou de esperar sair em português e acabo vendo on-line em inglês mesmo, esse site é ótimo!

      Feliz ano novo, Eduarda!

      Excluir
  3. Eu até usava muito o Ohayou fansub quando é um dorama que não tinha no Viki, mas o Viki tem melhor qualidade mesmo no modo free que a gente vê propagandas então por hora eu uso lá. Como alguém que faz tradução compreendo eles, se isso é algo que eles pedem o minimo que podemos fazer é respeitar os pedidos deles. Mas eu não sei o que deu nesse país por esses anos viu, ta tudo assim, uma falta de respeito, é realmente triste.
    Enfim eu espero que as pessoas entendam a gravidade de seus atos, quando ficarem sem puder assistir algo que gostam.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso muito o Viki pela televisão e pelo aplicativo, pelo computador não costumo usar muito, e por onde vejo sempre funciona maravilhosamente bem mesmo não pagando, a qualidade é ótima e não me incomodo com os anúncios porque acho extremamente justo. Quero muito assinar o Viki e Drama Fever para continuar ajudando o trabalho excelente deles, mas enquanto eu estiver desempregada está meio difícil kkkkkkkkk

      Excluir
  4. Assistir pelos Fansubs é ilegal??

    ResponderExcluir
  5. Esses sites que vc botou eles não são piratas?Ou seja é algo com autorização,se algm poder me responder,quero evitar pirataria e coisa ilegal o máximo possivel

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code