Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

6 livros com referências a Star Wars


May the 4th be with you! Para comemorar o Dia de Star Wars de uma forma bem especial, separei seis livros incríveis que li e me surpreenderam com a infinidade de referências de Star Wars que traziam em seu conteúdo.


Extraordinário, de R. J Palacio
O protagonista Auggie tem apenas dez anos de idade e é um verdadeiro fã de Star Wars: enquanto conhecemos mais sobre a sua história de autoaceitação, vivenciamos com o personagem não só o universo de uma criança que sofre com uma síndrome genética que lhe impôs diversas cirurgias e uma intensa deformidade facial como sequela, mas como o seu amor por Star Wars o acompanha a todo o momento, seja com a trancinha de Padawan, os bonecos de seu quarto, sua fantasia de Boba Fett ou inúmeras outras citações e referências contidas no texto.


Tartarugas até lá embaixo, de John Green
O mais recente livro do escritor de A Culpa é das Estrelas segue com o seu objetivo de retratar adolescentes deslocados, seja por personalidades complexas ou doenças e síndromes. Embora seja protagonizado por uma garota com TOC, Aza, não é ela que traz Star Wars ao jogo do livro, mas sua melhor amiga, Daisy uma escritora de fanfics de, pasmem, Rey e Chewbacca. Fica sob Daisy a responsabilidade de colocar todas as citações a icônica saga ao longo do texto enquanto tenta convencer a sua amiga a se converter ao universo tão, tão distante e dar um toque nerd que não esperava ver nos livros de Green.


Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes
Este também foi uma grande e deliciosa surpresa: quem imaginaria referências de Star Wars em um romance extremamente romântico e dramático como este? Mas há. E muito. A cada capítulo. E essas citações tornam a obra um pouco mais dinâmica e engraçada, ainda mais para fãs da saga, como eu, que se divertem lendo trechos como "você viu o braço esquerdo de Obi-Wan Kenobi?" ou "não use o cabelo para cima naquelas coisas que parecem da Princesa Leia".


O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick
A jornada de Pat Peoples em sua recuperação após sair de uma instituição psiquiátrica não tem lá tantas referências assim, mas um de seus capítulos a traz ainda no próprio título, com "Como se ele fosse Yoda e eu fosse Luke Skywalker treinando no sistema Dagobah", referindo-se a lendária cena em O Império Contra-Ataca, que é um dos filmes preferidos do protagonista de O Lado Bom da Vida.


Geekerela, de Ashley Poston
O universo nerd criado por Poston nessa releitura moderna e criativa de Cinderela não pecou em referências: embora a principal série citada no livro, Starfield, não exista no nosso mundo, outros títulos "reais" aparecem ao longo da história, como Star Wars. Narrada por dois personagens, Darien e Elle, a saga é citada por ambos: seja nas cuecas personalizadas ou nas memórias de ver um cosplays de Chewbacca dançando com um Spock, de Star Trek. 


Jogador nº 1, de Ernest Cline
Quer mais referências que em Jogador Nº 1? Esse livro escrito quase como um presente para os fãs, admiradores e nostálgicos da cultura geek dos anos 80 traz inúmeras referências a Star Wars, incluindo até mesmo filmes como A Batalha de Endor e Caravana da Coragem. No universo do livro, onde a computação gráfica de realidade virtual do jogo OASIS, permite ainda acesso a réplicas digitais de lugares como o iglu de Tattooine e nós ficamos apenas na vontade ao ler tais descrições.

Conhece mais algum? Deixe suas recomendações nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code