Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Jennie mostra sua força e versatilidade artística em SOLO


Jennie, membro do girlgroup BLACKPINK, deu início a sua carreira também como solista nesta segunda-feira (12) com o lançamento de SOLO, seu primeiro single. Acompanhando a faixa principal, um clipe oficial foi reveflado hoje para promover a canção e mostra toda a versatilidade artística da cantora, assim como sua força feminina.

É muito comum que membros de grupos coreanos administrem, simultaneamente, carreiras como solistas - ao contrário da indústria musical norte-americana -, com o exemplo de Taeyeon, do Girls' Generation, e HyunA, que começou sua carreira individual em 2011, quando o 4Minute ainda estava em atividade. Com a estreia solo de Jennie, começa a jornada do BLACKPINK neste caminho que nos permite apreciar individualmente as forças de cada integrante.



Com a popularidade nacional e internacional do BLACKPINK, a visibilidade não é um problema para Jennie: seu MV já ultrapassa a marca dos 6 milhões de visualização em apenas dez horas de lançamento, e a tendência é continuar a aumentar. Portais de relevância mundial, como a Billboard e a Hollywood Life, se pronunciaram positivamente em relação ao lançamento. 

Mas não é só do nome do BLACKPINK que a garota vive: como solista, Jennie pôde mostrar um lado que, dentro de um girlgroup, com funções específicas dadas a cada integrante, não poderia exercer. No vídeo, revela sua completude como artista, capaz de cantar, fazer rap, dançar e atuar com perfeição. 


Com uma pegada inicialmente lenta, SOLO começa mostrando Jennie como uma garota indefesa, apaixonada, mas que logo percebe que pode ser feliz sozinha e revela um lado mais ousado de si, demonstrado tanto pela troca de vestimentas e maquiagens, mais chamativas e fortes, como na própria corporeidade da cantora, com expressões faciais e coreografias modernas em diversos espaços. 

O ritmo da música cresce simultaneamente, atingindo um refrão eletrônico que abre as portas para Jennie demonstrar sua maturidade como pessoa e como profissional. O ponto alto da música brinca com a sonoridade da palavra em coreano 빛이 (bich-i), que pode ser traduzida como "brilho", mas que foneticamente se assemelha muito a "bitch", em inglês, de significado já bem conhecido.


Quando abre o refrão com 빛이 나는 솔로 (bich-i naneun solo), que ao pé da letra seria algo como "eu estou brilhando solo", acaba tendo intencionalmente a sonoridade de "vadi*, eu sou solo", que só torna a faixa ainda mais poderosa e dá a Jennie a intensidade e autoridade que uma cantora individual precisa ter - enquanto realça a importância do amor próprio feminino e da não-necessidade do romance para a felicidade de uma mulher. 

Neste sentido Jennie, metafórica e objetivamente, rasga as páginas de uma vida marcada por submissão e de esperar dos outros aquilo que ela pode ter em si mesma. O clipe demonstra tudo com muito glamour, em cenários de salões ricos e 21 (!!!) trocas de roupa, uma mais bonita que a outra, mas ao mesmo tempo aproxima a cantora de todas as garotas comuns que podem se identificar com essa história de superação e aceitação.


Essa representação é feita subjetivamente quando coloca-a em cenários mais propícios do cotidiano, como seu próprio quarto, um passeio de bicicleta pela rua, uma lavanderia pública ou o fim de noite em um pub. Independente do ambiente, a mensagem é a mesma: você não precisa de romance para encontrar sua plenitude: você brilha sozinha. E Jennie também. 

Ela foi a primeira integrante do BLACKPINK a também estrear como solista, mas já foi confirmado pela própria gravadora do grupo, YG Entertainment, que nos próximos meses também teremos lançamentos individuais de Rosé, Jisoo e Lisa, não necessariamente nessa ordem. A popularidade global do quarteto é apenas um dos fatores que comprovam a qualidade do conteúdo que o grupo tem a oferecer e, a partir de hoje, acompanharemos também a jornada solo enquanto sabemos que, no fim do dia, podemos sempre contar com essa impecável união de talentos. 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ahhh que massa! Gostei muito da música e principalmente sobre o que ela transmite, tem uma pegada musical bem diferente e achei incrível *w* Gosto muito das roupas que a Jennie usou no clipe queria encontrar aqui, usaria muito aquela jaqueta preta cheia de corrente de brilho haha

    Ansiosa para ver as outras estreando carreira solo também!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code