Star Wars em mangá: uma experiência única

by - 05 maio


Ao contrário de muitos dos grandes sucessos cinematográficos hollywoodianos, comumente inspirados em livros, Star Wars nasceu nos cinemas e, com o tempo, foi se aventurando por outras mídias. Incluindo os mangás.

A Dark Horse Comics, editora dos Estados Unidos, adaptou os filmes Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno dos Jedi e A Ameaça Fantasma para os quadrinhos no estilo japonês, originalmente publicados entre os anos de 1998 e 1999.

Desenhados por Hisao Tamaki com base nos roteiros dos filmes, os volumes chegaram ao Brasil em 2002 pela Mangás JBC e seguem o formato ocidentalizado, ou seja, que opta por inverter a ordem de leitura japonesa a fim de se aproximar da nossa.


Esse método pode parecer um tanto confuso para quem já está habituado a folhear esses livros de trás para a frente, mas é compreensível a escolha como uma forma de torná-lo possivelmente mais agradável a seu público alvo, acostumado às típicas HQs ocidentais.

O primeiro filme da franquia, Guerra nas Estrelas (que posteriormente recebeu o nome de Episódio IV: Uma Nova Esperança, pelo qual é mais conhecido hoje), rendeu quatro volumes para contar toda a história escrita por George Lucas e que conquistou os cinemas em 1977.

Quanto ao conteúdo, o roteiro é bastante fiel ao longa, e o traço mais "fofo" para a representação dos personagens proporciona uma experiência única aos fãs de Star Wars, que se mantém mais rústico mesmo nas animações ou outros formatos de quadrinhos originados dos longa-metragens.


Ao fim do volume encontra-se, ainda, uma Galeria de Esboços com o processo artístico de Hisao Tamaki para construir a aparência dos personagens neste estilo tão único sem perder a essência já conhecida dos astros do cinema.

A coleção dos quatro filmes adaptados fica completa em 14 volumes na edição brasileira, sendo 4 dedicados a cada filme da franquia original e mais 2 volumes para A Ameaça Fantasma, o primeiro episódio da trilogia prequel.   

Apesar de antigos, os mangás de Star Wars ainda podem ser facilmente encontrados pelos fãs brasileiros em lojas especializadas ou, aos que preferem adquirir em segunda-mão, em sebos. O valor de capa é R$3,90 por volume, mas que na prática pode ser maior ou menor, a depender de promoções ou acréscimos de revenda.  

Veja também:

0 comentários