Navillera (나빌레라): conheça a origem e significado da expressão coreana

by - 07 março

Navillera (나빌레라): conheça o significado e origem da expressão coreana

A palavra 나빌레라 (Navillera) já é uma conhecida dos fãs de k-pop graças à música do GFRIEND, mas seu significado ainda é uma incógnita para muitos, principalmente agora com o lançamento de um novo k-drama homônimo pela tvN, com exibição internacional pela Netflix. Conheça, logo abaixo, a origem e significado dessa expressão coreana.

O nome original da música em coreano é 너 그리고 나 (neo gurigo na, "você e eu", em português), enquanto o entendimento de 나빌레라 (Navillera) se apoia em referências literárias. Vamos por partes:

나비 (nabi) é "borboleta" em coreano, enquanto 레라 (rera) é uma expressão usada na literatura, uma licença poética, que significa "como". Juntando as duas palavras, o significado é "como uma borboleta". Ryannnn, um usuário da plataforma HiNative, na qual estudantes de coreano podem tirar dúvidas do idioma com falantes nativos e outros alunos, explica que o termo 레라 não é utilizado no dia a dia.

Navillera (나빌레라): conheça o significado e origem da expressão coreana

Pesquisas no Google com o termo 나빌레라 também mostram relação com o livro Le Papillon Des Étoiles, de Bernard Werber, que foi a obra literária mais vendida da Coreia do Sul em julho de 2007. A origem do termo, entretanto, remete a um poema: a palavra 나빌레라 foi utilizada por Cho Jihoon no seu mais popular texto, 승무 (Seungmu), em homenagem à tradicional dança coreana de mesmo nome. 

Na última linha, escreve: 얇은 사 하이얀 고깔은 고이접어서 나빌레라, traduzido para o inglês por Kyungnyun Richards e Steffen Richards em 2013 como "the sheer white-silk bonnet is folded neatly into a butterfly", ou "o gorro de seda branca transparente é dobrado cuidadosamente em forma de borboleta", em tradução livre para o português. 


Na música do GFRIEND, a letra aborda os sentimentos de uma garota inocente pela pessoa que ama, na qual ela compara seu amado com uma borboleta. O eu-lírico pede a seu amado que voe como uma borboleta para que ela possa alcançá-lo e, juntos, construírem um futuro.

No k-drama, por sua vez, a expressão Navillera faz sentido pela leveza dos dançarinos de balé, que se movem como uma borboleta pelos palcos. A sutileza do voo da borboleta está presente em ambos os significados. 

Navillera (나빌레라): conheça o significado e origem da expressão coreana

Veja também:

5 comentários

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAA
    amei saber do significado. é muito bacana quando os títulos trazem toda uma história antes mesmo da história do drama/filme/livro. tô animado pra ver esse drama e fiquei ainda mais depois de ler seu texto. obrigado ��

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏adorei saber, estava curiosa e tem msm tudo a ver drama q estou amando ❤️

    ResponderExcluir