Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

MAMAMOO+ mistura tradição e modernidade em Chico Malo

MAMAMOO+ mistura tradição e modernidade em Chico Malo

MAMAMOO+, sub-unit formada por Solar e Moonbyul, do MAMAMOO, divulgou nesta terça-feira (21) o clipe oficial de Chico Malo (나쁜놈), pré-release do seu novo single álbum, ACT 1, SCENE 1, que chega completo às plataformas de streaming no fim do mês. Misturando tradição e modernidade, o duo mostra a que veio.

O MV começa com uma introdução de Kim Junsu, músico tradicional coreano e cantor de pansori (판소리), gênero musical folclórico da Coreia. O instrumento tocado ao seu lado é um buk (북), tambor tradicional. As músicas de pansori são exatamente assim: um vocalista (sorikkun) e um percussionista (gosu) que contam uma história ao público. Na tradição, essas histórias podiam chegar a quase 10 horas de duração.  

MAMAMOO+ mistura tradição e modernidade em Chico Malo

O pansori de Kim Junsu prepara o território para a música do MAMAMOO+, cantando sobre um homem mau que deixou sua amada para trás. Isso, por si só, já explica o "Aniri ver." no título do vídeo: Aniri (아니리) é o nome dado ao ato de contar uma história através do pansori. 

Moonbyul e Solar entram em cena interpretando esses personagens e, para entrar no papel do homem, Moonbyul até veste um hanbok masculino. O de Solar, com a barriga e pernas a mostra, é uma interpretação moderna de um hanbok feminino, mistura que também aparece nos cenários, quando vemos ambos quartos modernos e tradicionais entrando em cena. É uma história atemporal: homens maus como o narrado na música existiram ontem e ainda existem hoje. 

MAMAMOO+ mistura tradição e modernidade em Chico Malo

As roupas das dançarinas também são uma mistura de tradição e contemporaneidade: seus terninhos brancos são modernos, mas aparecem acompanhados do norigae (노리개), ornamento/acessório que é considerado um patrimônio da moda coreana.  

Os elementos tradicionais continuam a aparecer no clipe, como uma artista de daegeum (대금) tocando seu instrumento e um jing (징), gongo coreano. No instrumental da música, é possível ouvir instrumentos tradicionais em meio a batidas contemporâneas latinas, que concordam com os trechos em espanhol presentes na letra da música.  

MAMAMOO+ mistura tradição e modernidade em Chico Malo

Essa não é a primeira vez que o MAMAMOO usa elementos tradicionais em seus trabalhos: AYA ganhou uma versão especial em 2021 com instrumentos coreanos que rechearam sua sonoridade. Clique aqui para ouvir.  

Na contagem regressiva para o lançamento do novo single álbum do MAMAMOO+, Moonbyul e Solar acertaram em cheio com Chico Malo. Confira o MV logo abaixo: 


Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code