Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Healing Literature, também traduzido como Literatura de Cura ou Literatura Curativa, é um gênero em ascensão entre leitores ao redor do mundo. Nessas obras, geralmente curtas, são narradas histórias de pessoas comum vivendo dramas mundanos em ambientes acolhedores, como bibliotecas, livrarias e cafeterias que oferecem conforto às suas almas - e às almas dos leitores. 

Confira alguns exemplos de "healing literature" publicados no Brasil:

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Bem-vindos à livraria Hyunam-dong 

Autoria: Hwang Bo Reum
Tradução: Jae Hyung Woo
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Amazon

Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.

Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir uma livraria parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.

Conforme vai entendendo como administrar uma livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a se sentir confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

A inconveniente loja de conveniência

Autoria: Kim Ho Yeon
Tradução: Jae Hyung Woo
Editora: Bertrand Brasil
Onde comprar: Amazon

Dok-go mora na Estação Seul e passa seus dias olhando para a mesma loja de conveniência. Ele não tem lembranças do seu passado, mas sabe que daria tudo para beber uma dose de soju. Quando acha uma bolsinha com documentos e uma carteira, ele não faz a menor ideia de que sua vida está prestes a mudar.

A senhora Yeom, uma professora de história aposentada, perdeu sua bolsinha na estação. Mas graças ao bom Deus que sempre a protege, assim que deu falta dos seus pertences, recebeu uma ligação de um telefone público informando que tinham sido encontrados. Ela fica tão grata que resolve levar Dok-go até sua loja de conveniência para lhe dar de comer. Ao ver a felicidade estampada em seu rosto, ela diz que ele pode passar lá todo dia e pegar uma marmita.

Por uma reviravolva do destino, Dok-go acaba salvando a loja de um assalto. E, mesmo que os funcionários não confiem tanto assim nele, a senhora Yeom oferece ao homem com aparência de urso a vaga do turno da noite. Aos poucos, Dok-go surpreende a todos e cativa as pessoas ao seu redor.

O problema é que o filho imprestável da senhora Yeom tem outros planos para o lugar. Ele quer vender a loja e, nesse ínterim, contrata um detetive para descobrir o que Dok-go vem tentando a todo custo esquecer.

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Antes que o café esfrie

Autoria: Toshikazu Kawaguchi
Tradução: Priscila Catão
Editora: Valentina
Onde comprar: Amazon

Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar? “Embora seja um livro ambientado no Japão, os temas que exploro são universais – amor, perda, recordações, amizade, gratidão, arrependimento e redenção.” 

Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Além disso, uma estranha lenda urbana conta que os clientes podem viver ali uma experiência única: fazer uma viagem no tempo. Em Antes que o Café Esfrie, conheceremos quatro pessoas que precisam viver essa experiência, porém... A jornada envolve riscos e possui regras, por sinal extremamente irritantes: no passado, você só poderá encontrar pessoas que já estiveram no café; os clientes têm que se sentar numa cadeira específica e não é possível se levantar durante a viagem; nada que for feito ou dito mudará o presente; é preciso voltar antes que o café esfrie... Um livro para ser lido e relido... e relido... e relido...

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Meus dias na livraria Morisaki

Autoria: Satoshi Yagisawa
Tradução: Andrei Cunha
Editora: Bertrand Brasil
Onde comprar: Amazon

Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativaamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via havia muitos anos.

Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, que está na família há três gerações; um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

Takako é o oposto de Satoru. Mas agora ela se vê obrigada a aceitar a oferta do tio: morar no quartinho em cima da livraria em troca de ajudá-lo na loja. A mudança é temporária, só até ela se reerguer. Porém, nos meses que se seguem, Takako se surpreende ao desenvolver uma paixão pela literatura e tornar-se frequentadora assídua de um café local – onde faz novos amigos e acaba por conhecer um jovem editor que trabalha ali perto e que também está passando por um momento difícil. E, à medida que o verão se vai e o outono chega, Satoru e Takako descobrem que têm mais em comum do que pensavam.

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

A biblioteca dos sonhos secretos

Autoria: Michiko Aoyama
Tradução: Jefferson José Teixeira
Editora: Sextante
Onde comprar: Amazon

O que você procura? Essa é a pergunta que a enigmática Sayuri Komachi faz a quem visita a biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio em busca de ajuda. A lista de livros que ela recomenda sempre contém um título inusitado que se torna o agente de uma mudança.

Em cinco histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, você conhecerá pessoas que estão em momentos diferentes da vida, lidando com situações como a frustração no trabalho, a falta de oportunidades, o medo do fracasso e a vontade de começar de novo.

A Sra. Komachi tem o dom de saber exatamente de qual livro cada visitante precisa para mudar de perspectiva e voltar a alimentar seus sonhos. Às vezes, as mudanças mais transformadoras não são as mais grandiosas: são aquelas que nos fazem ver a vida – e suas infinitas possibilidades – de uma maneira inteiramente nova.

E você? O que está procurando?

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

O gato que amava livros

Autoria: Sosuke Natsukawa
Tradução: Fernanda Dias
Editora: Bertrand Brasil
Onde comprarAmazon

A livraria Natsuke era uma loja de livros usados quase fora da cidade. Quem passava por lá via estantes que iam do chão até o teto, abarrotadas das mais maravilhosas obras literárias. Rintaro Natsuki amava aquele lugar, erguido pelo trabalho do avô que o criou, com todo o seu coração – passou muitas horas felizes lendo o que desejava por aqueles corredores. A livraria era o refúgio perfeito para o garoto doce, porém recluso.

Depois que o avô morre, Rintaro percebe-se só e arrasado: tudo indica que ele precisará fechar a livraria. É quando surge um misterioso gato malhado, de nome Tigre, que pede a ajuda do garoto. O gato deve encontrar um verdadeiro amante dos livros para acompanhá-lo em uma missão. A improvável dupla, então, enfrentará três aventuras mágicas para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados.

Fenômeno editorial no Japão, O gato que amava livros é uma história reconfortante sobre encontrar a própria coragem, sobre cuidar de si e dos outros – e sobre o imensurável poder dos livros =^..^=

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Querida Konbini

Autoria: Sayaka Murata
Tradução: Rita Kohl
Editora: Estação Liberdade
Onde comprarAmazon

Aos 36 anos, Keiko Furukura continua no trabalho da juventude em uma loja de conveniência e nunca se envolveu romanticamente. Ela é feliz assim, mas desde pequena é considerada estranha ― sua família e amigos se perguntam desesperadamente como ajuda-la a ser uma pessoa normal. Mas é na konbini, com suas regras estritas para os funcionários e uma dinâmica precisa de funcionamento, que Keiko encontra o seu lugar. Observando as recomendações dos gerentes e copiando os trejeitos e modos de vestir e falar de seus colegas, ela finalmente se sente uma peça no mecanismo do mundo. Com humor ácido, Sayaka Murata cria um retrato realista e satírico da sociedade contemporânea e sua obsessão com a normalidade, o trabalho e o sexo. Às vezes, mudando um pouco as lentes e a perspectiva, veremos que quem se considera normal pode não ser tão normal assim...

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

A Biblioteca da Meia-Noite

Autoria: Matt Haig
Tradução: Adriana Fidalgo
Editora: Bertrand Brasil
Onde comprar: Amazon

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

The Full Moon Coffee Shop (em breve)

Autoria: Mai Mochizuki
Tradução: -
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Pré-venda em breve

No Japão, os gatos são um símbolo de boa sorte. Como diz o mito, se você for gentil com eles, um dia eles retribuirão o favor. E se você for gentil com o gato certo, poderá ser convidado para uma misteriosa cafeteria sob a brilhante lua de Kyoto.

Esta cafeteria em particular é como nenhuma outra. Não tem local fixo, nem horário fixo, e aparentemente aparece aleatoriamente para deixar os jovens à deriva em encruzilhadas cruciais de suas vidas. Também é administrada por gatos falantes.

Enquanto os clientes da Full Moon Coffee Shop comem bolos, cafés e chás, os gatos também os consultam em seus mapas estelares, oferecem sabedoria enigmática e informam onde suas vidas se desviaram do rumo.

Porque cada pessoa que visita a loja tem se sentido mais do que um pouco perdida. E para um roteirista sem sorte, um diretor de cinema romanticamente preso, um cabeleireiro esperançoso e um designer de site com desafios tecnológicos, os guias felinos da cafeteria irão colocá-los de volta em seus caminhos predestinados. Pois há um motivo muito especial para a loja ter aparecido para cada um deles...

Literatura de Cura | Livros de "healing literature" publicados no Brasil

Marigold Heart Laundry (em breve)

Autoria: Yoon Jeong-eun
Tradução: -
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Pré-venda em breve

Situado no topo de uma colina que surgiu do nada, este livro é um conto de fantasia de cura que apresenta uma mulher misteriosa com uma aparência assustadora que faz chá todos os dias para alguém que visita sua lavanderia.

Cada xícara de chá leva os visitantes a revelar segredos e histórias que nunca compartilharam antes. O romance explora se aqueles que lhe pedem para lavar suas memórias dolorosas encontrarão a felicidade depois de sair da lavanderia.

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code