Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Especial Branca de Neve: Curiosidades sobre o conto!


Há 78 anos, em 21 de dezembro de 1937, os estúdios da Disney lançavam nos Estados Unidos seu primeiro longa-metragem animado: Branca de Neve e os Sete Anões. Entretanto, o filme só chegou em solo brasileiro no começo de janeiro de 1938. Celebremos então esse marco histórico para as animações com essa postagem especial e nostálgica!


SinopseUma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar. (Fonte)

Esta é a versão mais conhecida da história, porém, a versão original a esta é dos Irmãos Grimm, escritores de muitos dos contos que foram comprados e adaptados pela Disney. No livro dos alemães, o enredo é bem diferente e mais sombrio: foram três as tentativas da madrasta em matar Branca, não apenas a da maçã, qual conhecemos. 


Fora isso, tudo é parecido até o ponto em que o príncipe aparece. Em vez de quebrar o encanto com um beijo, ele pede aos anões para levar a donzela em seu caixão para o castelo, o pedido foi aceito e colocaram-a na carruagem. No caminho, a carruagem tropeçou e o pedaço de maçã que estava na garganta da jovem saiu, então ela pôde respirar novamente e saiu do caixão. 

O príncipe a pediu em casamento. A rainha má foi convidada para a festa, qual compareceu com muita inveja. Ao sair do palácio, tropeçou num par de botas de ferro que estavam aquecidas, as botas fixaram-se na rainha e a obrigaram a dançar, dançar até cair morta. 

Bizarro, não é? Fico feliz que a Disney tenha feito essa adaptação, seria uma infância um tanto traumática se todas as versões dos filmes animados que conhecemos seguissem a história de seus livros macabros. Branca de Neve, dos irmãos Grimm, foi publicado entre os anos de 1812 e 1822. Ainda assim, não sabe-se sobre a verdadeira origem do conto, especulando-se apenas que a versão original tenha começado a se espelhar durante a Idade Média.


Uta era a mulher de Ekkehard II, o margrave do principado alemão de Meissen, no início dos anos 100. Tornou-se ícone da Alemanha Nazista como paradigma da mulher ariana e serviu de inspiração para a Rainha Má, apesar da Disney nunca ter admitido. Enquanto isso, a princesa Branca de Neve teve sua aparência inspirada em Hedy Lamarr, uma jovem austríaca que criou um sistema de radiocomunicação para os EUA e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial.  (Fonte)

Mais alguns fatos interessantes sobre a animação aniversariante:
  • Durante a produção, Walt Disney manteve um pequeno grupo de animais em um espaço natural do estúdio para que os animadores captassem referências reais.
  • Antes de ser concluído, 750 artistas desenharam mais de dois milhões de esboços. o fim, o filme foi composto por mais de 250 mil imagens diferentes. O esforço é evidente, cada uma delas é uma obra de arte.
  • Durante a produção, Walt Disney que se referia aos "Sete Anões", como os "Sete Homens Pequenos".
  • Uma primeira versão da história do filme incluiu uma cena em que a Rainha capturou o príncipe e o manteve cativo em seu castelo.
  • Por um tempo, Dunga foi chamado de "Sétimo", porque os animadores não conseguiam decidir quais as características que eles queriam dar-lhe.
  • Uma das cenas deletadas do filme apresenta os anões feliz tomando a sopa e Branca de Neve ensinando-os a comer como cavalheiros.
  • Branca de Neve foi originalmente desenhada loira.
  • Uma semana após a estréia do filme, Walt Disney apareceu em 27 de dezembro de 1937 na revista Times.
  • Em 1939, Walt Disney recebeu oito Oscar especiais para o filme; um deles em tamanho real e outros sete pequenos, representando os protagonistas da história.
(Fonte 1, Fonte 2)
Walt Disney para a revista Times.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá Karol, acredita que eu já fui branca de neve em uma peça? Eu era pequeno e acho que fui a primeira Branca de Neve banguela (rsrs). Adoro curiosidades sobre os contos e a historia minha amiga já tinha em contado, mas essas do filmes aprendi agora com você.

    Adorei o post. *-*

    Aegyo Pudim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, acredito sim, mas adoraria se você me mostrasse alguma foto disso! Deve ter sido a mais fofa também, né? Imagino uma Branca de Neve banguelinha, que coisa mais fofa!
      O conto é bem sinistro, né? Até bateu um medinho, rs. Em compensação essas histórias sobre o filme são muito boas e mostram o trabalhão que tiverem para fazê-lo.

      Obrigada pelo seu comentário! <3

      Beijos! :*

      Excluir

Anúncios 2

Ad Code