Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

É muito melhor ser uma bolota molenga e feliz


Publicado no Brasil pela Editora Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras, e traduzido por André Czarnobai (que sobrenome difícil!), Uma Bolota Molenga e Feliz é o segundo livro da quadrinista americana Sarah Andersen, que já conquistou mais de dois milhões de fãs em sua página no Facebook, Sarah's Scribbles.

Este volume reúne tirinhas autorais e semiautobiográficas que acompanham a montanha-russa do começo da vida adulta, abordado temas como ansiedade, carreira, relacionamentos, amor por gatinhos e salários gastos sem arrependimento em livrarias, porque encarar as responsabilidades do mundo real é uma tarefa muito chata: é muito melhor ser uma bolota molenga e feliz.


O mais gostoso do processo de prestigiar o trabalho de Andersen é a identificação com as situações sociais e pessoais apresentadas pela autora em seus quadrinhos. Afinal, quem nunca se escondeu da rotina chata e cansativa embaixo dos cobertores, sentiu que estava no próprio inferno durante a menstruação ou se arrependeu de ter cortado o cabelo?

Neste exemplar, algumas de suas tiras estão acompanhadas de pequenos relatos da autora que amarram diversos quadrinhos em uma única história separada por temas. Quanto as interações sociais, comenta sobre como é ser um peixe-bolha com ausência de auto-confiança que tenta encontrar o equilíbrio entre o inferno da sobrecarga social e o inferno do isolamento profundo e, comicamente, dá dicas de como encontrá-lo. O melhor livro de autoajuda que você respeita.


Mesmo tirinhas que não aparentam dizer nada além do prazer de roubar o blusão cheiroso e confortável do seu namorado tem algo importante que grita nas entrelinhas, como a incapacidade das lojas e designers de produzirem itens de vestuário feminino que sejam tão bonitos e confortáveis quanto o da seção masculina - além, claro, da infeliz cobrança do "corpo de verão" que só nos faz amarmos ainda mais o inverno, a época dos blusões roubados sem culpa ou julgamento.

Dentre as características técnicas do livro, o mais interessante é que a caligrafia da autora foi digitalizada para manter seu estilo próprio até mesmo na escolha da fonte, produzido especialmente para esse livro. Portanto, seu uso é exclusivo da Editora Schwarcz e não podemos sonhar em usar essa gracinha de letra.


Uma Bolota Molenga e Feliz ganhou o prêmio de Melhor Graphich Novel & Quadrinhos do Goodreads Choice Awards 2017, derrotando inclusive "The Lies", primeiro volume de uma nova série de HQs da Mulher Maravilha com mais de 26 mil votos recebidos. Maryland Institute College of Art.

Este é o segundo livro de coletâneas de tirinhas da cartunista nascida em 1992 e graduada pela Maryland Institute College of Art. O primeiro, Ninguém Vira Adulto De Verdade, foi lançado em 2016 e o terceiro volume, Herding Cats (ainda sem nome em português) tem lançamento planejado para março de 2018.

Ficha Técnica
Autor e ilustrador: Sarah Andersen
Título original: BIG MUSHY HAPPY LUMP
Lançamento no Brasil: 21 de agosto de 2017
Editora: Seguinte
Páginas: 136

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code