Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Não Tá Fácil Pra Ninguém: um livro para rir da própria desgraça


Andrew Tsyaston, mais conhecido na internet como Shen, é um popular autor de quadrinhos (des)motivacionais sobre a vida e os socos diários que ela nos dá. Com muito bom humor e criatividade, já conquistou mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais. Suas tirinhas chegam agora ao formato impresso em Não Tá Fácil Pra Ninguém, publicado no Brasil pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras, com tradução de Lígia Azevedo.


Se você conhece a expressão "rindo pra não chorar", vai perceber que as tirinhas de Shen seguem por essa temática. Confira a sinopse do livro:

"Às vezes você mal acorda e já sente que a vida quer te derrubar? Tenta, em vão, conciliar sono, trabalho, exercícios, lazer e vida social, e sente que tem sempre alguém muito melhor do que você em tudo? Não se preocupe, você não está sozinho! Porque a verdade é que não tá fácil pra ninguém."

Em quadrinhos muito divertidos, o autor consegue tratar com leveza e acessibilidade assuntos até então tabus, como ansiedade, depressão, masculinidade tóxica, autoestima e expectativas - dos outros para nós, de nós para os outros e de nós para nós mesmos. Segundo a própria sinopse da obra, "Ao longo da leitura, é inevitável se identificar e dar muita risada — ainda que, por dentro, você esteja chorando.".


Um atrativo muito interessante da obra é a personificação das emoções, situações e elementos cotidianos que transformam-se em personagens animados e carismáticos, interagindo com o protagonista humano. Para exemplificar:

Vida: um grandalhão assustador que aparece para te dar um soco.
Cérebro: uma criatura fofinha e ansiosa que dá mais valor a curiosidades inúteis da internet do que coisas importantes.
Emoção: ser amarelo e aparentemente fofo, mas meio psicopata.
Lógica: azul e de aparência inteligente, mas facilmente submisso.
Pessoa tipo A: competitivo, agressivo e focado.
Pessoa tipo B: tranquilo, relaxado e indiferente.


Há vários outros como a internet, o sono, as dívidas e o amor, mas o destaque acaba ficando para uma criaturinha verde, desajeitada e sem nome que aparece em diversas tirinhas sobre se sentir inferior ou deslocado, causando grande identificação com o leitor enquanto tenta aprender a não se comparar com os demais.

A obra é um verdadeiro tapa na cara sobre a vida, mas o modo como esse tapa é dado é extremamente cativante, deixando a vontade de ler cada vez mais tirinhas de Shen, apoiando-nos naquela esperança de que um dia as coisas fiquem mais fáceis enquanto rimos da própria desgraça.


O autor pode ser acompanhado no Facebook em Shen Comix, no Instagram como @shencomix e no twitter como @shenanigansen.

Gostou da obra? Considere adquiri-la pela Amazon! Realizando a sua compra por este link, você estará ajudando o Elfo Livre a se manter no ar sem gastar um centavo a mais por isso. É só clicar aqui. 

O exemplar lido foi uma cortesia da Companhia das Letras.

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code