Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Love Alarm e a tecnologia que não controla o coração


Love Alarm chegou à Netflix na última quinta-feira (22) e embora passe longe de ser um drama perfeito, abordou muito bem como o uso excessivo de certas tecnologias podem ser prejudiciais, com um aplicativo de celular que pode mudar o modo como os humanos se relacionam romanticamente, mas que jamais conseguirá controlar o coração.

Nesta realidade paralela, Love Alarm é o app do momento: sua função é avisar o usuário toda vez que alguém que gosta dele se aproxima, a um raio de 10 metros, assim como também pode avisar seu crush que você está a fim dele, desde que seu Love Alarm esteja instalado e ativado no momento da proximidade. 

Com isso, novos casais também são formados, unindo por uma notificação aquilo que não conseguiriam dizer com palavras, e os cortejamentos a moda antiga vão sendo deixados de lado: agora, se você quiser paquerar alguém basta fazer o Love Alarm desta pessoa tocar - e se o seu tocar também, eis um namoro.


Assim, os jovens casais começaram a usar o aplicativo para comprovar seus sentimentos um pelo outro, como se fosse um "teste de fidelidade", e isso já é bastante bizarro, mas casos piores são os de pessoas que ficaram obcecadas com os números, levando a casos de extrema infelicidade e até suicídio quando os resultados esperados não são atingidos. 

Dessa forma, o app acaba relacionando-se com a vida real de muitos jovens contemporâneos que, em um mundo digital regado a likes, seguidores e interações digitais, têm sua felicidade medida com o número de corações recebidos em uma postagem no Twitter ou Instagram. Aproxima-se ainda dos episódios Nosedive e Hang The DJ, de Black Mirror, que abordam assuntos semelhantes.

A mensagem é clara: embora tecnologias como o Love Alarm tenham seus lados positivos, como a possibilidade de novas uniões, a obsessão tornam-as perigosas. A dependência e falta de criticidade quanto a seu uso podem levar a situações desagradáveis, como nos casos extremos apresentados no drama e que, infelizmente, também são vistos na vida real. Como a própria empresa do app afirma, não há garantia de segurança e felicidade.


Tal obsessão, ainda, leva pessoas ao esquecimento do que é o verdadeiro amor, do que é o romance: Não só são rapidamente habituados a terem seus sentimentos expostos somente pelo aplicativo, deixando de revelá-los por meio de declarações e flertes, que rapidamente desaparecem do mundo juvenil, como esquecem-se, inclusive, de que o Love Alarm pode até revelar seus sentimentos, mas não é capaz de controlá-los.

Colocar um escudo no aplicativo não protege seu coração: seu coração está dentro de você, não em um aparelho de celular. Você não deixará de gostar de alguém só porque deixou de fazer o Love Alarm desta pessoa tocar. As notificações podem até ser controladas, mas nunca a paixão. Com ou sem aplicativo, é impossível de mandar no coração: somos apenas um fantoche à sua disposição e, embora possamos nos esconder atrás das cortinas, continuaremos dançando enquanto ele mandar.

E ainda que o drama tenha ficado com um desfecho em aberto, essa é a grande mensagem que tem para passar. Não importa quanto o tempo passe e as tecnologias acompanhem essa evolução, ainda somos seres humanos, racionais e emocionais, que têm sentimentos que não podem ser resumidos a números de uma programação. Mais do que nunca precisávamos desse lembrete.

Fotos: Divulgação/Netflix

Postar um comentário

22 Comentários

  1. Já está disponível pra usa no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu ativo o meu love alarm??

      Excluir
    2. O aplicativo Love Alarm não existe na vida real.

      Excluir
    3. Existe,porem acho q n funciona nem mesmo pra avisar q tem alguem proximo com o mesmo app

      Excluir
    4. Funciona somente na coreia

      Excluir
    5. Como assim Love alarme
      não funciona no Brasil

      Excluir
  2. eu acho que existe,baixei no meu celular,
    só que não está em português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm baixei no meu celular , mais não está em português e eu nem sei como passar para o português

      Excluir
  3. o aplicativo existe sim, tenho ele no meu cell soh q n estah em pt/br, eh óbvio q o app n funciona d vdd, ateh pq n tem nem localização, mas acho legal ter ateh lq eu amei a serie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele apenas funciona em algumas cidades do Brasil.

      Excluir
    2. Em que lugares??

      Excluir
    3. O love alarm funciona sim um dia estava com meu amigo e resolvemos baixa para testar soque imaginem só que aconteceu .... Ele fez o meu love alarm tocar tipo eu fiquei chocada pq nós somos melhores amigos soq eu não fiz o dele tocar pois não tinha o mesmo sentimento por ele
      E ele falou pramim que sempre gostou de mim desde a primeira vez que me viu
      Mano eu fiquei sem palavras sério
      Deu uma tristeza ver o rostinho triste dele ao ver que o lovealarm dele não tocou parecia até que ele tinha um esperança que eu gostava dele... Porém sempre gostei dele mas apenas como amigo
      Ele está um pouquinho sem graça pra falar comigo agora mas estamos levando a amizade normalmente

      Excluir
    4. Mas como configurar pra tocar o de quem vc gosta?

      Excluir
  4. existe o aplicativo do love alarm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mais só funciona na Coreia em um lugar expecifico

      Excluir
    2. Pq?Não funciona em outros Países?

      Excluir
  5. Respostas
    1. A pessoa brasileira pode ir para Coreia

      Excluir
  6. Minha filha, o app n controla, ele AVISA

    ResponderExcluir
  7. Vi em alguns sites que o app que está na play store funciona em algumas cidades do Brasil. A minha única pergunta é: Quais são as cidades que funciona?
    Não consegui achar essa informação em lugar nenhum....

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code