Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Os elementos da cultura coreana em Lit, do ONEUS


Recentemente o grupo rookie Oneus lançou seu terceiro mini-álbum, Fly With Us, do qual estão promovendo a música Lit. A faixa tem grandes inspirações na cultura tradicional coreana, o que pode dificultar o entendimento para os fãs ocidentais do grupo - mas também gera a grande oportunidade de aprendermos mais sobre a Coreia do Sul.

Antes de mais nada, assista novamente ao vídeo para relembrar suas principais características:


Os elementos da cultura coreana em Lit:

단청 (dancheong)
Pintura traducional coreana muito utilizada em palácios e outros edifícios antigos. Sempre utilizam as cores azul, branco, vermelho, preto e amarelo, que significa leste, oeste, sul, norte e centro, respectivamente. 

가자 (gaja)
Pode ser traduzido ao pé da letra como "Vamos lá!", mas ganha um sentido mais informal nesta música. Adaptado para o inglês como "Lit", pode significar em português algo como "Vamos nos divertir" ou "Vamos festejar". Toda a música fala sobre uma celebração.


달 (dal)
Palavra em coreano para lua. A lua é um elemento muito utilizado não só na música, em frases como 오늘 달이 좋구나 (oneul dari johguna), "a lua está linda hoje", mas no MV.

보름달 (boreumdal) 
A lua cheia está presente no clipe. A música trata de celebrações ao estilo tradicional coreano, muitas delas que traziam em seu tema o agradecimento pelas boas colheitas, assim como o popular feriado de 추석 (chuseok), que também é marcado pela lua cheia.

풍악 (pungak)
Em vez de usar 음악 (eumak), que é a palavra mais comum para música, em coreano, optaram pelo uso de 풍악, que refere-se a música tradicional de sua cultura. No trecho 풍악을 울려 (pungageul ullyeo), "toque a música", deixa claro qual estilo está sendo pedido.


피리 (piri)
Instrumento tradicional coreano, cujo parente próximo na cultura ocidental seria a flauta. Também foi citado na música Piri, do Dreamcatcher.

전우치 (Jeon Woo Chi)
O integrante Lee Doo diz ser como Jeon Woo Chi na letra. Trata-se de um mago taoista que foi um grande herói na era Joseon.

저잣거리 (jeojasgeori)
Espécie de centro comercial tradicional. Na letra 저잣거리에 나를 모르는 사람이 없으니 (jeojasgeolie naleul moleuneun salami eobseuni), "não há ninguém que não me conheça no jeojasgeori", é o mesmo que dizer que é alguém muito popular.


늴리리야 (Niliria)
Música tradicional coreana. Não há tradução para essa palavra. A música original trata de saudades de um amor ou do sentimento de tristeza ao envelhecer.

옹헤야 (Ongheya)
Música tradicional coreana. Não há tradução para essa palavra. A música é cantada por fazendeiros para ajudar na eficácia da colheita e cevada, criando um ritmo entre os trabalhadores.

얼쑤 (eolssu)
É uma onomatopeia de felicidade, excitação, muito utilizada em músicas tradicionais e ainda presente no vocabulário dos coreanos. Embora não exista uma tradução ao pé da letra, seu uso é muito similar ao "Isso!", "É isso aí!" dos brasileiros.


택견 (taekkyeon)
A cena de luta é uma representação de 택견, popular arte marcial tradicional coreana, cujos passos lembram uma dança. É bastante semelhante à capoeira.  

지화자 (Jihwaja)
Assim como 얼쑤, é mais um som utilizado pelos coreanos antigos, principalmente, para demonstrar felicidade, empolgação e agrado. 

덩기덕 (deonggideok) 
Onomatopeia para o som de um tambor, utilizado principalmente para se referir ao tambor tradicional coreano do gênero musical pansori. Também é citado na música Idol, do BTS, e em Anthem, do iKON. 

어기어차 (eogieocha)
Espécie de "grito de guerra", falado/cantado para dar forças. Não possui tradução. 

강강수월래 (Ganggang Sullae)
Dança cultural coreana que celebra as boas colheitas.


풍몰놀이 (pungmolnori)
사물놀이 (samulnori) é um gênero de percussão coreana que traz quatro instrumentos tradicionais: 꽹과리 (kkwaenggwari ), um gongo pequeno; 징 (jing), um gongo maior; 장구 (janggu), um tambor em forma de ampulheta; e o 북 (buk), semelhante ao bumbo. Quando há mais instrumentos, como no caso, pode ser chamado de 풍몰놀이.

상모 돌리기 (sangmo dorrigi)
Arte tradicional coreana que consiste em utilizar um chapéu chamado 상모, que contém uma longa fita branca, e girar a cabeça de modo que a fita dance.

사자춤 (Sajacheon)
Também conhecido como 사자노리 (sajanori) é uma dança tradicional chinesa que se espalhou por diversos países da Ásia, inclusive a Coreia. Chamada de "Dança do Leão", consiste em pessoas fantasiadas de leões, imitando seus movimentos para trazer boa sorte. Também pode ser visto no MV de Fantastic Baby, do Big Bang. 

Para mais referências, assista ao vídeo (em inglês) de DKDKTV:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Achei tão interessante e legal. Obrigada por esse ótimo post. 💜

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code