Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

X1, uma jornada de sucesso que termina cedo demais


Formado pelo programa de sobrevivência Produce X 101, o grupo masculino X1 teve sua estreia no cenário do k-pop em 22 de agosto de 2019 e atingiu grande sucesso, mas o que seria o começo de um sonho se tornou um pesadelo e, com menos de seis meses de atividade, sua jornada chega ao fim cedo demais.

O começo de um sonho

Antes mesmo da estreia oficial do X1, o grupo já ocupava a segunda posição no  Social 50 da Billboard, atrás somente do BTS, tamanha a ansiedade dos fãs por seu debut, e em nada deixaram a desejar: o mini-álbum Quantum Leap vendeu mais de 500 mil cópias, enquanto o vídeo oficial para sua música título, Flash, já reúne mais de 60 milhões de visualizações no YouTube. O grupo também conseguiu 11 vitórias nos programas musicais semanais durante o período de promoção.


Com tais números, não demorou para o X1 começar a ser cotado como Rookie do Ano, importante prêmio que elege a maior estreia anual do cenário pop coreano, mas o até então palpável troféu ficou distante.

A chegada do pesadelo

Apos iniciados rumores de que a formação do grupo fora manipulada, o grupo teve contratos comerciais encerrados e foi forçado a entrar em um hiatus enquanto eram guiadas investigações. Revelado que o programa foi de fato manipulado, o produtor Ahn Joon Young foi preso em 05 de novembro de 2019, após confessar as fraudes.

O caso afetou severamente a imagem do X1, que ficou impedido de participar dos shows especiais de fim de ano e de lançar novas músicas, além de não poderem concorrer ao tão estimado prêmio de Rookie do Ano. 


Uma conferência de imprensa de emergência foi convocada em 30 de dezembro, dando esperança aos fãs conforme o CEO da  CJ ENM anunciou que o grupo voltaria às atividades em breve. O mesmo seria válido para o grupo feminino IZ*ONE, formado pelo Produce 48, também envolvido no escândalo.

Com o Golden Disk Awards a ser realizado entre os dias 04 e 05 de janeiro de 2020, esperava-se que o X1 aparecesse e pudesse finalmente concorrer ao prêmio, com as polêmicas aparentemente resolvidas, mas a situação não se deu conforme o planejado: ambos X1 e IZ*ONE foram chamado pelos organizadores do GDA de "grupos ilegítimos", e que por tal motivo não poderiam deixar que promovessem ou fossem premiados.

Com essa questão levantada, uma reunião entre as empresas envolvidas na administração do X1, IZ*ONE e de seus integrantes aconteceu nesta segunda-feira, 06 de janeiro, e enquanto o grupo feminino voltará às atividades, o pior ocorreu para o boygroup: sem conseguir chegar a um acordo entre as partes, foi decidido que o X1 encerraria suas atividades e o disband foi anunciado.


Um futuro incerto

Os onze integrantes já retornaram para suas agências de origem, mas ainda não se sabe o que será do futuro desses artistas.

No twitter da MBK Boys, nome provisório para o grupo de trainees da MBK Entertainment, Hangyul e Dohyon compartilharam vídeos onde, claramente abalados, se desculpam pelo ocorrido e agradecem pelo apoio que receberam do One It, fandom do X1, até o dado momento. Nada é dito quanto a um novo debut dos garotos.


Até o momento, outros integrantes não se manifestaram sobre o assunto de forma oficial. Fãs coreanos comentam ter visto alguns dos meninos nas ruas, mas as imagens não estão sendo compartilhadas em respeito a sua privacidade. É um momento delicado, e deve-se esperar que os próprios venham a público, sem forçar qualquer anúncio antecipado.

One It, um fandom dedicado

Ainda durante a exibição do Produce X 101, fãs votavam e divulgavam seus trainees favoritos e, mesmo que nem todos tenham conseguido seu lugar na formação final que daria origem ao X1, o grupo foi muito apoiado pelos espectadores, que viriam a se tornar os chamados de One It, um dos fandoms mais dedicados que o K-POP já viu.

O grupo recebeu todo o apoio dos fãs durante suas promoções, que não só compraram seus álbuns como deram stream em seus vídeos/músicas, consumiram os programas de variedade em que o grupo apareceu e divulgou sua imagem nas redes sociais, tornando-os em estrelas que rapidamente atingiram o sucesso.


Mesmo nos tempos difíceis, com o hiatus de duração indeterminada e falta de informações sobre o X1, o One It não se deixou abalar pelos comentários negativos e defendeu ao grupo e seus onze integrantes com unhas e dentes, enquanto não deixava ser apagada a esperança de que, um dia, eles voltariam a performar juntos. Mas não foi o que os jornais nos disseram nesta segunda-feira.

Em resposta as notícias de disband, os One It começaram a subir a hashtag #WeTrustX1 no Twitter, que alcançou o primeiro lugar nas tendências mundiais da rede social. Infelizmente, até o momento não houve resposta da Swing Entertainment quanto a uma possível mudada de decisão, mas tudo pode acontecer com amor e dedicação.


Continuaremos informando sobre qualquer atualização no status do X1.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Putz... que tristeza =/ já pensou se matar pra chegar onde chegaram e do nada isso?

    _______________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code