Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

A história real da foto que lembra O Túmulo dos Vagalumes

A história real por trás da foto que lembra O Túmulo dos Vagalumes

A foto de um pequeno garoto japonês carregando um bebê morto nas costas sempre emociona os internautas. Viral nas redes sociais, a imagem tem sido por vezes creditada como uma inspiração para o filme O Túmulo dos Vagalumes, animação do Studio Ghibli de 1988. No entanto, a foto e o filme não possuem relação direta, apesar de carregarem histórias muito semelhantes.

A história da foto

A foto foi tirada em Nagasaki pelo militar americano Joe O'Donnell, que foi enviado pelos Estados Unidos para documentar os danos infligidos no Japão pelos ataques de bombas incendiárias e bombas atômicas.

Sua viagem pelo país começou em setembro de 1945 e durou sete meses, nos quais ele andou pelo oeste do Japão para constatar e registrar os rastros das bombas americanas, encontrando em seu caminho muitos mortos, feridos, desabrigados e órfãos, conforme conta o site Rare Historical Photos.

A história real por trás da foto que lembra O Túmulo dos Vagalumes
Foto tirada por Joe O'Donnell

Uma das fotos que tirou nesta viagem revela um menino descalço, ereto, com uma feição séria e carregando nas costas o seu próprio irmão mais novo, morto. Sua postura é militar, demonstrando coragem em seu ato, mas os lábios rígidos revelam seu nervosismo, como se estivesse segurando o choro. 

Em carta enviada a um repórter japonês, Joe O'Donnell conta sobre o momento em que tirou essa foto:

"Eu vi um menino de cerca de dez anos passando. Ele estava carregando um bebê nas costas. Naquela época, no Japão, muitas vezes víamos crianças brincando com seus irmãos mais novos [carregando-os] nas costas, mas esse menino era claramente diferente. Pude ver que ele tinha vindo a este lugar por um motivo sério. Ele estava sem sapatos. Seu rosto estava duro. A cabecinha estava inclinada para trás como se o bebê estivesse dormindo profundamente. O menino ficou ali uns cinco ou dez minutos."

"Os homens de máscaras brancas se aproximaram dele e começaram a tirar a corda que segurava o bebê em silêncio. Foi então que vi que o bebê já estava morto. Os homens seguraram o corpo pelas mãos e pelos pés e colocaram-no no fogo. O menino ficou parado sem se mover, observando as chamas. Ele estava mordendo o lábio inferior com tanta força que brilhava com sangue. A chama queimava baixo, como o sol se pondo. O menino se virou e foi embora silenciosamente."

Relação com O Túmulo dos Vagalumes

Apesar do que muitos possam pensar, a foto não possui nenhuma relação direta com o filme O Túmulo dos Vagalumes, tampouco inspirou o longa do Studio Ghibli.

Na verdade, a animação é inspirada na vida de Akiyuki Nosaka, que escreveu um conto semiautobiográfico sobre como ele viu a própria irmã morrer de desnutrição após os bombardeios à cidade de Kobe, em 1945, expressando na obra seus sentimentos de culpa por não ter sido capaz de salvá-la. Clique aqui para ler mais sobre a história real por trás de O Túmulo dos Vagalumes.

No entanto, Akiyuki Nosaka não foi o único adolescente que precisou se tornar responsável por irmãos mais novos durante a guerra, que deixou muitos órfãos no Japão e forçou crianças a amadurecerem, roubarem e venderem bens de suas famílias em busca da sobrevivência. A foto tirada por Joe O'Donnell revela que essa triste narrativa é, infelizmente, mais comum do que poderíamos imaginar. 

A história real por trás da foto que lembra O Túmulo dos Vagalumes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Acabei de assistir o túmulo dos vagalumes muito triste.. pensar os horrores que a guerra traz!

    ResponderExcluir

Anúncios 2

Ad Code