Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Resenha | Fica Entre Nós expõe os bastidores da fama com história de amor

Resenha | Fica Entre Nós expõe os bastidores da fama com história de amor

Escrito por Sophie Gonzales e Cale Dietrich, Fica Entre Nós (If This Gets Out) é um romance Young Adult com representatividade aquileana. A obra chegou ao Brasil em 2022 com publicação da Editora Seguinte, tradução de Vitor Martins e a promessa (cumprida!) de conquistar os leitores com uma história que expõe os duros bastidores da fama através de uma história de amor proibido entre integrantes de uma boyband.

A trama acompanha os quatro integrantes da boyband Saturday, o maior sucesso dos Estados Unidos no momento. Com shows lotados e recordes quebrados a cada lançamento, o público pode acreditar que os meninos estão vivendo um grande sonho — e eles de fato estão, mas as coisas não são sempre tão boas quanto seus rigorosamente treinados assessores de imprensa fazem parecer. 

Ruben é gay, e tanto seus amigos e familiares quanto os funcionários de sua agência, Chorus, sabem sobre isso. No entanto, os fãs não podem sequer sonhar com o assunto: questões sobre sua sexualidade são completamente banidas em entrevistas e ele precisa fingir ser hétero em todas as aparições públicas. O que se torna cada vez mais complicado com o crescente crush que tem por Zach, seu amigo e colega de banda. 

Zach, no entanto, é hétero. Ou pelo menos acreditava ser, até começar a perceber sentimentos que possui por Ruben. Confuso com essa nova perspectiva e com medo de decepcionar àqueles que ama, não será fácil lidar com tantas mudanças ao mesmo tempo, mas tudo parece certo quando seus olhos se encontram com os de Ruben e acabam se vendo em um romance secreto. 

O romance é fofo e envolvente, do tipo impossível de não shippar. Mesmo assim, escapa de romantizações ao mostrar todos os desafios encarados pelos pombinhos, seja no âmbito pessoal, com como lutam com fantasmas do passado e/ou o medo do futuro, ou no âmbito profissional, quando a perceptível censura de sua agência se torna aterrorizante. 

No entanto, talvez mais do que o romance, a censura seja o principal ponto do livro: o controle da sexualidade de Ruben e de seu relacionamento com Zach é apenas uma pequena parcela do que os membros da Saturday precisam enfrentar pelo contrato que possuem com a Chorus, que controla cada ação dos garotos, sua imagem e até mesmo seus nomes. E as vezes essa pressão é insuportável.

Embora o livro seja narrado intercaladamente entre Ruben e Zach, suas narrativas também permitem que o leitor aprenda mais sobre a história dos demais integrantes, Angel e Jon, que possuem seus próprios dramas e batalhas essenciais para o desenvolvimento e desfecho de Fica Entre Nós, livro que explana sem medo como ídolos pop são constantemente controlados e convida o leitor à conscientização. 

Fãs de artistas pop e leitores de fanfics certamente se familiarizarão e serão tocados por essa leitura, que promete atingir em cheio fãs de grupos como One Direction e BTS, que além dos "ships" entre seus integrantes e músicas pop que chegaram ao topo das paradas mundiais, também possuem em comum as falas públicas de seus integrantes sobre a pressão que acompanha a popularidade.

Quanto ao formato do livro em si, obras coescritas podem assustar. Nem sempre os autores estão em sincronia e as divergências são percebidas pelo leitor. Mas esse não foi o caso de Fica Entre Nós. Amigos desde 2014, Cale chamou Sophie para ajudá-lo a dar vida a um livro sobre "dois membros de uma boyband se apaixonando um pelo outro", sem qualquer outro detalhe em mente para a premissa que foi rapidamente construída com base no amor mútuo que tinham pelo conceito desse livro.

Cale assumiu os capítulos Zach, enquanto Sophie assina os de Ruben, e a harmônica dupla autoria certamente garante pontos positivos para as personalidades distintas, mas ainda intrinsecamente conectadas. Os personagens, incluindo nossos secundários, são tão humanos e vivem uma história tão realista que a sensação é de mergulhar na biografia de uma boyband mundialmente conhecida, esquecendo totalmente o fato de que eles, infelizmente, não existem na vida real. 

Ou, na verdade, existem. Mas com nomes e endereços diferentes. Em cada celebridade que precisa esconder seu verdadeiro eu para caber em uma indústria cheia de regras ultrapassadas que precisam ser revisadas — e como o próprio livro mostra, a coragem dos artistas atrelada ao apoio incondicional dos fãs podem ser a chave para essa revolução. 

Adquirindo pelo link acima você ajuda o blog Elfo Livre sem gastar nada a mais!

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code