Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Grupos de k-pop que completam 10 anos de debut em 2023

Grupos de k-pop que completam 10 anos de debut em 2023

O tempo voa! No k-pop, parece que passa mais rápido ainda. Em 2023, vários grupos que fizeram história no k-pop completam 10 anos de debut. Muitos deles infelizmente não resistiram ao cenário competitivo e não estão mais em atividade, enquanto outros firmaram seu espaço na indústria e continuam ativos até hoje. Relembre alguns!


2YOON

As integrantes Gayoon e Jiyoon, do 4MINUTE, chamaram atenção do CEO da Cube Entertainment durante uma apresentação em Londres em 2011, e desde então começaram os preparativos para uma sub-unit entre as duas. 2YOON teve sua estreia no dia 22 de janeiro de 2013 com o álbum Harvest Moon, do qual promoveram a faixa 24/7. 

O conceito mais fofo da dupla contrastava com a sensualidade e girl power do 4MINUTE, tendo artistas como Carrie Underwood e Taylor Swift como inspiração. O 2YOON foi o primeiro grupo feminino de k-pop a ser entrevistado pela Time.

Status: Disband (2016) 


BESTie

Formado pela YNB Entertainment, o quarteto BESTie fez sua estreia 11 de julho de 2013 com o single Pitapat. Três integrantes (Hyeyeon, Uji e Haeryung) originalmente faziam parte do grupo EXID, e Dahye foi adicionada para completar a formação do BESTie. O grupo lançou músicas como Love Options, Stick With U, Thank U Very Much, Hot Baby e Excuse Me. Seu cover de Mamacita, do Super Junior, também se tornou muito conhecido. 

Em 2016, Dahye se machucou ao cair de uma escada e o comeback do grupo foi adiado, mas acabou nunca acontecendo e o BESTie disbandou silenciosamente no mesmo ano. 

Status: Disband (2016) 


Boys Republic

Boys Republic, quinteto formado por Onejunn, Sunwoo, Sungjun, Minsu e Suwoong, estreou no dia 05 de junho de 2013 com a música Party Rock. Eles foram o primeiro grupo de k-pop da Universal Music, com co-gerenciamento da Happy Tribe Entertainment. 

Ao longo dos anos, lançaram músicas como Dress Up, Hello e Get Down. Eles também promoveram no Japão, com faixas como Daisuki Da Yo, Closer e Nagareru Hoshi Ni Hanataba Wo. Em 2017, os membros participaram do programa The Unit para uma nova chance de conquistar popularidade, e no ano seguinte entraram em hiatus. 

Status: Hiatus indefinido (desde 2018) 


BTS

O grupo mais popular de toda a história do k-pop completa 10 anos de estreia em 2023! O debut do septeto formado pela Big Hit Entertainment aconteceu no dia 12 de junho de 2013 com o single álbum 2 Cool 4 Skool, tal como a faixa No More Dream. Seus integrantes são RM, Jin, Suga, j-hope, Jimin, V e Jungkook.

Com fortes inspirações no hip hop e maior liberdade para se expressarem através de suas músicas, o BTS foi ganhando força a cada comeback e ascendeu como o principal nome do k-pop, reconhecidos no mundo todo. Em sua discografia, destaque para músicas como Spring Day, maior sucesso na Coreia do Sul, e Dynamite, maior sucesso nos Estados Unidos. 

Status: Em atividade 


HISTORY

Formado pela LOEN Entertainment, o quinteto History teve seu debut no dia 25 de abril de 2013. O MV de sua música de estreia, Dreamer, teve narração da cantora IU, gerenciada pela mesma empresa. Os integrantes do HISTORY são Kyungil, Dokyun, Sihyoung, Jaeho e Yijeong. 

O grupo lançou músicas como Tell Me Love, Psycho, Might Just Die e Queen, que marcou o último lançamento do grupo em abril de 2016. No ano seguinte os integrantes começaram o serviço militar e o disband foi anunciado logo em seguida. 

Status: Disband (2017) 


INFINITE H

Dongwoo e Hoya, rappers e dançarinos principais do grupo INFINITE, lançaram sua própria sub-unit em 2013 com músicas influenciadas pelo hip-hop. Seu primeiro mini-álbum, Fly High, foi lançado em janeiro de 2013, e em 2015 o duo voltou com seu segundo mini, Fly Again

Hoya saiu do Infinite em 2017 e o futuro da sub-unit nunca foi discutido publicamente, mas um comeback não é esperado.

Status: Disband (2017)


Ladies' Code

Ashley, Sojung, Zuny, EunB e Rise formavam o quinteto Ladies' Code, que teve sua estreia em março de 2013 com a faixa Bad Girl, single do mini-álbum Code#01. Faixas como Pretty Pretty, Hate You, So Wonderful e Kiss Kiss marcaram a discografia do grupo até setembro de 2014, quando as meninas sofreram um acidente de carro que tirou a vida das membros Rise e EunB. 

Em 2015 o grupo voltou aos palcos como um trio e, em 2020, foi anunciado um hiatus indefinido conforme chegava ao fim o contrato das membros. 

Status: Hiatus indefinido (desde 2020)  


SPEED

Co-Ed School, um dos raros grupos mistos que marcaram ahistória do k-pop, também se dividia em units separadas por gêneros. SPEED, formada pelos rapazes do grupo, já promovia desde 2012 com Lovey Dovey-Plus, mas fez sua estreia oficial em janeiro de 2013 com o álbum Superior SPEED, do qual promoveram a faixa It's Over. Algumas de suas músicas mais conhecidas são Pain the Love of Heart e Don't Tease Me

Após mudanças na formação e fim de contrato de integrantes originais, o grupo teve sua página removida do site da MBK em 2015, embora um disband nunca tenha sido confirmado pela agência.

Status: Disband (2015/2016) 


T-ARA N4

O grupo T-ARA também lançou sua própria sub-unit em abril de 2013, formada pelas membros Eunjung, Hyomin, Jiyeon e Areum. Seu single de estreia, Jeon Won Diary, é inspirado em um drama coreano de mesmo nome. Após a saída de Areum, a vaga no T-ARA foi brevemente substituída por Dani, mas a agência mudou de estreia e a removeu pouco após. O T-ARA N4 nunca teve um comeback.

Status: Indefinido/Disband (2013)  


Topp Dogg

O grupo masculino Topp Dogg teve sua estreia em outubro de 2013 com o single Follow Me. Ao longo de sua carreira, o grupo promoveu também no Japão e na China, com músicas como Open the Door e Arario. Após diversas mudanças de formação, o grupo foi reformulado e mudou de nome para XENO-T, que lançou a música Wherever You Are no mercado japonês em maio de 2018. O grupo anunciou seu disband em 2021, mas já não promoviam há mais tempo. 

Status: Disband (2021)


WA$$UP 

Formado pela Mafia Records e Sony Music, o grupo feminino WA$$UP teve sua estreia em agosto de 2013 com um single homônimo com influências no reggae e hip-hop, ganhando popularidade no Brasil por sua semelhança com o funk e chegaram a colaborar com o grupo brasileiro Champs. 

Após músicas como Nom Nom Nom, Shut Up U e Stupid Liar, as membros Nada, Dain e Jiju deixaram o grupo em 2014. As demais membros, Nari, Jiae, Sujin e Woojoo, deram continuidade ao grupo com ColorTV, seu último lançamento. O disband foi anunciado em 2019 após o fim do contrato de todas as membros. 

Status: Disband (2021)

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code