Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Aos Prantos no Mercado | Conheça o livro de Michelle Zauner

Aos Prantos no Mercado | Conheça o livro de Michelle Zauner

Aos Prantos no Mercado é o marcante livro de Michelle Zauner, conhecida principalmente como cantora e guitarrista do projeto solo Japanese Breakfast. Aplaudida nas casas de show mais famosas do mundo, se abre ao público com esse livro de memórias baseado em sua adolescência como uma jovem americana-coreana percorrendo as prateleiras do mercado coreano H Mart em Nova York.

Essas histórias pousaram primeiro nas páginas do New York Times e, após grande sucesso, chegaram em outubro de 2022 no Brasil pela Editora Fósforo. Confira a sinopse de Aos Prantos no Mercado:

Não é preciso conhecer nada de gastronomia para saber que a comida é uma das bases de nossa educação sentimental. Os ingredientes, os modos de preparo, a combinação de aromas, cores e sabores com as quais aprendemos a nos familiarizar compõem o repertório íntimo de cada um de nós. E é justamente esse poder de mobilizar o afeto que é evocado desde o primeiro parágrafo de Aos prantos no mercado. Nele, vemos a protagonista, que atravessa o luto pela morte precoce da mãe, liberando o pranto represado ao percorrer as prateleiras do mercado coreano H Mart em Nova York. 

Originalmente publicadas na revista The New Yorker com o mesmo título, essas páginas tiveram um enorme sucesso e acabaram se tornando o capítulo de abertura do primeiro livro da cantora de rock independente Michelle Zauner, um best-seller do New York Times que também entrou para a lista de melhores de 2021 do presidente Barack Obama. Enquanto a saudade da mãe coloca em perspectiva as antigas rebeliões da adolescência e atenua o rigor do julgamento das escolhas feitas pelos pais, a comida representa uma espécie de tábua de salvação na qual Zauner navega os descaminhos dos últimos e dolorosos momentos da mãe. 

Nessas memórias, a autora relembra a culinária afetiva a fim de não se perder de si ao atravessar o luto. Ela passa horas assistindo aos vídeos de uma youtuber, compenetrada em reproduzir a alquimia das receitas coreanas. Isso atenua a angústia íntima de que seus traços caucasianos vão apagar a origem coreana, antes legitimada pela existência da mãe. E entre os expedientes da vida adulta, a protagonista descobre que o luto, a festa e a criação artística podem conviver intimamente na difícil tarefa de encontrar um lugar no mundo. 

Estreia literária da cantora, Aos prantos no mercado nos inunda de sensibilidade ao reconstruir a dimensão afetiva dos pequenos atos cotidianos, e supre a distância entre o paladar brasileiro e o coreano ao aguçar a curiosidade de conhecer esses sabores. O livro também pondera consensos e dissensos reconstruídos à luz da experiência limite do luto, ressignificando os traumas da infância e convocando a uma nova responsabilidade sobre as escolhas da vida adulta.

Onde comprarAmazon

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code