Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Broker - Uma Nova Chance emociona com história realista, empática e grandes atuações

Broker - Uma Nova Chance emociona com história realista, empática e grandes atuações

Broker - Uma Nova Chance, filme de drama coreano escrito e dirigido pelo cineasta japonês Hirokazu Koreeda, chega aos cinemas do Brasil no dia 06 de abril de 2023 após receber 12 minutos de aplausos em Cannes, se consagrando como um dos melhores filmes do ano passado. Tive a honra de assistir ao filme à convite da Diamond Films, sua distribuidora no Brasil, e ficou nítido o motivo de tamanha aclamação entre os críticos.

A primeiro momento o filme chama atenção pelo elenco, composto por nomes coreanos conhecidos a nível mundial, como a cantora e atriz IU (da série Persona, da Netflix), Song Kang Ho (Parasita), Gang Dong Won (Invasão Zumbi 2: Península), Bae Doona (Sense8) e Lee Jo Young (Itaewon Class), mas não demora para o roteiro prender o espectador. 

 

Em Broker - Uma Nova Chance, uma jovem mãe solo abandona seu bebê em frente a uma igreja, mas quando se arrepende e volta para buscá-lo no dia seguinte descobre que ele foi levado por dois homens que vendem crianças órfãs para famílias ricas, contornando a burocracia da adoção legal. A dupla é observada por duas policias da divisão de direitos das mulheres que querem prendê-los em flagrante.

A mãe se junta aos homens, aceitando vender seu filho desde que encontrem a família ideal, onde ele terá segurança e felicidade enquanto cresce. O que eles não imaginavam é que acabariam construindo sua própria família não convencional durante a viagem, conforme revelam a detalhes sobre seus passados dolorosos e a verdade por trás de suas ações, criando fortes laços em uma história que comove o espectador.

Broker - Uma Nova Chance emociona com história realista, empática e grandes atuações

Os conceitos de certo e errado são constantemente questionados no filme, explorando a profundidade de seus personagens de forma que os aproximam de pessoas reais, que erram tentando acertar e, por vezes, o contrário também. A delicada história por trás de Moon So Young, personagem de IU, é extremamente tocante, dando ao espectador a oportunidade de sentir empatia e repensar seus próprios preconceitos, assim como acontece com os demais personagens que cruzam seu caminho.

O filme também nos permite conhecer mais sobre a Coreia. O longa mostra a Baby Box, uma espécie de caixa de correio aquecida onde bebês podem ser deixados em segurança por pais que não têm condições de cuidar deles. Essas caixas ficam em igrejas e as crianças são acolhidas pela pastoral, posteriormente entrando no sistema de adoção legal. 

Broker - Uma Nova Chance emociona com história realista, empática e grandes atuações

O procedimento é anônimo e surgiu em 2009 após um pastor da igreja de Jusarang receber uma ligação desesperada de uma mãe que dizia ter deixado seu bebê em frente à igreja, mas quando ele chegou até a criança já era tarde demais e a bebê morreu em seus braços. Apesar da boa intenção, o sistema de Baby Box é controverso, pois muitas pessoas acreditam que ele facilita o abandono. Broker - Uma Nova Chance retrata isso quando a opinião inicial das policiais entra em cena. 

O processo de adoção legal também é retratado no longa, incluindo suas falhas: os vendedores de bebês, apesar do lucro que possuem com isso, realmente acreditam que estão fazendo o bem, visto que muitas dessas crianças nunca são adotadas - e aquelas que são entregues à igreja com um bilhete da mãe afirmando que voltará sequer chegam a entrar no sistema de adoção, mas os familiares raramente cumprem a promessa e essas crianças ficam sem uma família para sempre.

Broker - Uma Nova Chance emociona com história realista, empática e grandes atuações

Esses aspectos baseados na vida real ajudam o filme a preencher sua carga dramática, que se torna ainda mais profunda graças a atuação impecável de seu grande elenco. Não a toa eles são tão conhecidos internacionalmente, dado o grande talento que possuem e o nível de qualidade que entregam em suas performances. Este filme não ficou para trás em nada.  

E embora você até possa chorar algumas vezes, como eu mesma fiz, o filme também tem alguns momentos cômicos dados pela química surpreendente entre os personagens. O pequeno Im Seung Soo interpreta Hae Jin, um garotinho secundário, mas muito divertido e carismático, que traz uma certa leveza ao filme e preenche de esperança o coração dos adultos com quem convive - e também os do espectador.

Se tiver a chance, assista Broker - Uma Nova Chance nos cinemas de mente aberta e permita-se sentir todas as emoções e refletir sobre todos os temas que este filme tem a te oferecer. 

Siga @elfolivreblog para mais novidades!

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code