Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

BTS - A Ascensão do Bangtan, um livro pra quem é fã | Resenha



Escrito por Cara J. Stevens, BTS - A Ascensão do Bangtan é um guia não-oficial sobre os garotos do septeto sul-coreano que está dominando o mundo. No Brasil, a obra é publicada pela editora Harper Collins, com tradução de Paula Carvalho.

A obra apresenta os resultados de uma pesquisa da autora que reúne as principais informações sobre o BTS, sua formação e sua história de ascensão ao topo das mais importantes paradas mundiais e recordes até pouco após o lançamento do hit DNA, quando o livro foi concluído. 

Não chega a ser uma biografia por não apresentar um formato fluído de leitura, mas sim um guia ilustrado com belas imagens — que acabam se tornando um dos principais atrativos do livro, ao lado de um belíssimo trabalho gráfico inspirado na trilogia Love Yourself, mas peca na página sobre o Namjoon ao apresentar uma foto do Jungkook. :(


A distribuição das informações é um pouco bagunçada, deixando a desejar em uma organização mais elaborada, mas nada que atrapalhe excessivamente o andar da leitura, que é rápido. Entretanto, se você já é ARMY de carteirinha, o livro pode não apresentar pontos muitos inovadores sobre os garotos do BTS, além de algumas descrições desatualizadas.

Dessa forma, A Ascensão do Bangtan é um livro mais recomendado para novos fãs ou aqueles que estão interessados em saber mais sobre o grupo, mas não sabem por onde começar. O livro oferece um bom ponto de partida para conhecer mais sobre essa história de sucesso que está mudando a forma como o mundo enxerga a música coreana.

Mesmo assim, a autora leva o fandom em consideração em diversos momentos da obra, citando a importância do ARMY para o crescimento do BTS e o belíssimo trabalho que seus fãs realizam ao traduzir e criar conteúdos sobre o grupo na internet e nas redes sociais. Amino ArmyBTS Diary e BTS Wiki são algumas das comunidades citadas.  


Além do BTS, o livro também explora brevemente o processo de criação dos grupos de K-POP e o vocabulário utilizado pelos fãs do gênero musical, com um mini-dicionário anexado ao final da obra — que pode ser muito útil para quem está caindo de paraquedas nesse universo e desconhece termos como "maknae" ou "bias".

Em conclusão, mesmo que você já saiba mais sobre o BTS do que o livro tem a oferecer, ainda vale levar para a casa o seu exemplar de A Ascensão do Bangtan. E o melhor ainda: o livro é baratinho, comumente variando entre R$14,90 a R$19,99 na Amazon.

Postar um comentário

3 Comentários

Anúncios 2

Ad Code