Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

ENTREVISTA | Ane Forcato fala sobre série Tokio, referências e literatura nacional

ENTREVISTA | Ane Forcato fala sobre série Tokio, referências e literatura nacional

Ane Forcato
, autora da série Tokio 2020, conversou com o blog Elfo Livre em entrevista na Livraria Nobel. Graduada em Filosofia pela Universidade de Sorocaba, Ane Forcato é escritora e tradutora, além de já ter lecionado inglês por duas décadas. Atualmente vive no Sul do país, em colônia austríaca aconchegante no oeste serrano catarinense, mas voltou brevemente ao seu lar em Sorocaba/SP para o lançamento oficial de seu segundo livro, Encontro em Tokio.

A série Tokio 2020, atualmente com dois volumes publicados e um terceiro a caminho, acompanha a história da protagonista Emi Lins, que tem grande interesse pela cultura japonesa e pôde viajar ao Japão para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Em meio a essa viagem que é a realização de um sonho e a concretização da mulher independente que é, a personagem vive ainda um grande romance. 

ENTREVISTA | Ane Forcato fala sobre série Tokio, referências e literatura nacional

O primeiro livro foi escrito antes da pandemia e em um curto período, já que se tratava de um edital com curto prazo. Ane Forcato se dedicou à escrita da obra e, para facilitar o processo, escolheu dois temas que ama para discorrer a respeito: Japão e esportes. Assim nasce Tokio 2020, um livro repleto de amor próprio, autonomia e, ainda, referências a animes e um toque de dorama em seu romance, mas com aquele "tchan" brasileiro.

Na entrevista, Ane revelou que seus personagens, Emi e Suiroshi, possuem como avatares os atores japoneses Furukawa Yuki e Miki Honoka, que atuaram juntos no romance Itazura na Kiss e, para ela, possuem o espírito do casal de seu livro. Quanto às referências de anime, conta que começou a assistir aos desenhos japoneses ainda na infância, com A Princesa e o Cavaleiro, mas se apaixonou por Naruto e gosta de inserir "easter eggs" ao anime em suas obras. 

A sequência, Encontro em Tokio, pôde ser escrita com mais tempo, mas a autora revela que ambos livros são semelhantes em seus ritmos, sempre dinâmicos, e que essa agilidade é uma característica sua e de seu processo criativo que também é passada para seus livros, assim como o amor que nutre pela cultura japonesa. 

ENTREVISTA | Ane Forcato fala sobre série Tokio, referências e literatura nacional

Com tanta criatividade em mãos, Ane deu vida ainda um terceiro livro: Tokio! será o terceiro e último livro dessa saga e já teve sua capa revelada, mas segue sem previsão de lançamento. Na entrevista, Forcato disse ainda que, apesar desse ser o último, ela planeja lançar livros derivados da história, explorando outros aspectos da trama em narrativas mais voltadas para o público adulto, mas que essa ideia ainda está em fase muito inicial e não pode revelar grandes detalhes ate o momento. 

Conversando com o Elfo Livre, a autora comentou ainda sobre a importância da valorização da cultura nacional e da importância de vermos nossa região e cultura representada nas páginas dos livros, relembrando como se sentiu tocada por uma obra de André Vianco em que a cidade de Sorocaba é citada. Ane fala, ainda, sobre como os autores nacionais são acessíveis, permitindo momentos como essa entrevista com o Elfo Livre, que aperta os laços entre escritor e público. 

Confira também, no vídeo abaixo, a entrevista de Ane Forcato ao Entreter-se, site parceiro do Elfo Livre: 



Os livros de Ane Forcato estão à venda no site da Editora Coerência.

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code