Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

GANADARA: o que significa o nome da música de Jay Park e IU?

GANADARA: o que significa o nome da música de Jay Park e IU?

O k-pop parou nesta sexta-feira, 11 de março, com o lançamento da música Ganadara, parceria entre o rapper Jay Park e a cantora IU. A parceria havia sido anunciada poucos dias atrás, agora que Jay Park está em sua nova agência, MORE VISION.  Mas o que significa Ganadara? 

Ganadara, na verdade, não é uma palavra, e sim uma junção das silabas ga, na, da e ra (가, 나, 다 e 라), as quatro primeiras sílabas do alfabeto coreano. O "ganada" é muito usado em canções infantis, para ajudar na fixação do alfabeto durante a aprendizagem do idioma coreano, semelhante às músicas do abecedário que temos no Brasil — mas com o nosso A, B, C.


E como o próprio nome da música já sugere, a faixa é uma brincadeira com o alfabeto e a língua coreana. Na faixa, Jay Park está apaixonado e canta que não sabe quais palavras usar para declarar seu amor, que seu coreano não é bom e que sequer tradutores são úteis para isso. 

Então, começa a citar o alfabeto como forma de declaração. Apesar do nome da música ficar apenas nas quatro sílabas iniciais, o refrão vai um pouco mais além: GA-NA-DA-RA-MA-BA-SA. Conforme visto no quadro abaixo, a primeira linha mostra a junção das consoantes com a vocal A, e é sempre essa a ordem seguida. Continua, ainda, com as sílabas Ah, Ja, Cha, Ka, Ta, Pa e Ha.  

Ganadara: o que significa o nome da música de Jay Park e IU?

Outras músicas coreanas também brincam com o alfabeto: na música Boy in Luv, do início da carreira do BTS, o rapper J-HOPE também insere o alfabeto em uma de suas linhas: GA-NA-DA-RA-MA-BA-SA HAKUNA MATATA! A cantora Kim Jung Me, do cenário underground, também tem uma música chamada Ganadaramabasa. Clique aqui para ouvir.

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code