Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Uma Princesa em Tóquio | 5 pratos da culinária japonesa que aparecem no livro

Uma Princesa em Tóquio | 5 pratos da culinária japonesa que aparecem no livro

Uma Princesa em Tóquio, livro de Emiko Jean publicado no Brasil pela Editora Seguinte, conta a história de uma garota de ascendência japonesa que cresceu em uma cidadezinha no norte da Califórnia e, agora, descobriu que seu pai é o príncipe herdeiro do Japão. Enquanto Izumi aprende sobre suas origens, o leitor também mergulha na cultura japonesa, incluindo sua rica gastronomia.

Confira cinco pratos da culinária japonesa que aparecem em Uma Princesa em Tóquio

Uma Princesa em Tóquio | 5 pratos da culinária japonesa que aparecem no livro
Foto: Wikimedia Commons, OCDP 

Dorayaki

Dorayaki é uma panqueca de feijão vermelho. O doce consiste em duas panquecas de castella (pão de ló japonês) com recheio de anko (pasta de feijão azuki) no meio. Esse é o doce preferido da princesa Izumi e também aparece em várias outras obras japonesas, como o popular filme Sabor da Vida (2015), de Naomi Kawase.

O nome é uma junção das palavras Dora (どら), instrumento de percussão conhecido no Brasil como gongo, cuja forma se assemelha ao formato circular do doce, e Yaki (焼き), que significa grelhado em japonês.

Uma Princesa em Tóquio | 5 pratos da culinária japonesa que aparecem no livro
Foto: Wikimedia Commons

Yakitori

Outro prato "yaki" popular no Japão é o Yakitori (焼鳥) que, literalmente, significa frango grelhado. Tori (鳥) é a palavra japonesa para pássaro, ave. O termo yakitori também pode ser utilizado para se referir a comidas servidas em espeto no geral, o que seria semelhante ao nosso "churrasquinho" brasileiro. 

Foto: Wikimedia Commons, Ocdp 

Goma Dango

Dango (団子) é um bolinho feita de mochiko (餅粉), uma farinha de arroz glutinosa que fica com aspecto pegajoso. Goma dango (ごま団子) é uma variação da iguaria, coberta com pasta de gergelim. Ele também pode ser servido na versão crocante, com grãos de gergelim por cima. Seu sabor é doce e salgado ao mesmo tempo. 

Foto: Wikimedia Commons, Adryan R. Villanueva 

Gyoza

Gyoza é um dos pratos mais tradicionais da culinária asiático. O prato surgiu na China, com o nome de jianji (餃子), e foi popularizado no Japão no período pós-guerra, quando os japoneses voltaram da China e começaram a vender gyoza no Japão para sobreviver. A versão japonesa tem a massa mais fina que a chinesa, e isso se explica historicamente pela escassez de alimentos da época. 

Apelidado no Brasil de "pastelzinho japonês" ou abrasileirado para "guioza", esse prato conta com uma massa feita de farinha e sal e é recheado de carne bovina, suína ou legumes. 

Foto: Flickr, Alpha
Foto: Flickr, Alpha

Agedashi Dōfu

Esse é um prato quente feito a base de tofu macio flutuando em um caldo agridoce. Para essa receita, o tofu é cortado em cubinhos, polvilhado com amido de batata ou milho e frito. 

O caldo é chamado de tsuyu (つゆ). Para completar a receita, você pode adicionar daikon (大根, rabanete branco) ralado, katsuobushi (鰹節, flocos de bonito), cebolinha e gengibre ralado. 

Adquirindo pelo link acima você ajuda o blog Elfo Livre sem gastar nada a mais!

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code